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Material restrito à psicólogos Descrição O Pfister foi publicado originalmente por Max Pfister em 1951 na Suíça. No Brasil, o teste foi introduzido na disciplina Técnicas Projetivas do curso de Psicologia Clínica da Faculdade de Filosofia da PUC-SP em 1956, pelo professor Fernando de Villemor Amaral. Trata-se de um teste projetivo de personalidade, que avalia a dinâmica afetiva e o nível de estruturação da personalidade do examinando, bem como verificar indicadores de desenvolvimento cognitivo. Possui padronização e normatização para a população brasileira, realizada por Anna Elisa de Villemor Amaral. Público Alvo A aplicação é destinada para a indivíduos entre 18 a 66 anos de idade. Pessoas de diversos níveis culturais e mesmo indivíduos com transtornos mentais leves ou graves conseguem executar o teste, devendo-se apenas excluir os casos em que há deficiência em distinguir cores (daltônicos, por exemplo). Contexto Clínico, Organizacional e Trânsito. Aplicação Como toda técnica de exame psicológico, uma preparação adequada do sujeito para a tarefa é fundamental para a obtenção de resultados válidos e passíveis de uma boa análise. Esse teste é feito de modo individual e não costuma durar mais do que 15 minutos. Normatização A amostra total do estudo foi constituída de 288 adultos com média de idade de 33,0 anos (DP=12,4; mínimo=18; máximo=67) e mediana de 30,0 anos (P25=22,0; P75=41,0). Também, a maioria era do sexo feminino (54,9%) e apresentava escolaridade referente ao ensino médio (56,3%). A distribuição da amostra em cada região do Brasil foi: 22,2% do Sul (n=64), 25,30% do Sudeste (n=73), 19,50% do Centro-Oeste (n=56) e 33% do Nordeste (n=95). Correção Informatizada O Pfister possui correção informatizada, garantindo agilidade e praticidade na obtenção dos resultados. As licenças de correção informatizada estão inclusas em todos os materiais físicos do instrumento. Link: https://www.hogrefe.com.br/apuracaopfiste
Descrição A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem de psicoterapia integrativa que se baseia nos conceitos e métodos da teoria cognitiva de Beck, Teoria do Apego de Bowlby e de outras linhas de psicoterapia. O modelo da TE se desenvolveu desde o início como uma abordagem que trabalha as necessidades emocionais não satisfeitas da criança que se evidencia no adulto através da ativação do seu esquema inicial desadaptativo (EID), da resposta de enfrentamento e no trabalho com os modos de esquemas. As estratégias utilizadas geralmente têm ênfase na relação terapêutica, nas técnicas vivenciais para suscitar experiências emocionais corretivas tais como imagens e trabalho com cadeiras, além de técnicas cognitivas e comportamentais.Esta obra foi elaborada em dezenove capítulos e dividida em quatro partes. A primeira diz respeito ao modelo conceitual, a segunda parte é apresentada as principais intervenções psicoterapêuticas incluindo avaliação e conceitualização de caso, as práticas clínicas em distintas populações são referidas a terceira parte e por fim, na quarta parte, foi incluída as atuações clínicas em múltiplos transtornos psiquiátricos.Os autores foram convidados por serem especialistas em cada temática e em Terapia do Esquema. Logo, este livro tem a finalidade de contribuir para a disseminação da Terapia do Esquema e contribuir para o conhecimento e prática de psicólogos interessados nas Terapia Cognitivas atuais. Sumário Prefácio 7 Parte I 11 Introdução ao modelo conceitual da terapia do esquema 13 A teoria da vinculação de John Bowlby 30 Neurobiologia e processamento inconsciente da terapia do esquema 52 A relação terapêutica na terapia do esquema 66 Modos e estilos de enfrentamento na terapia do esquema 75 Parte II 93 Avaliação, educação e conceitualização de casos na terapia do esquema 95 Terapia do esquema – principais técnicas: cognitivas, vivenciais e Comportamentais 104 Estratégicas terapêuticas: reparentalização limitada e confrontação empática 124 Parte III 135 A terapia do esquema na infância e na adolescência 137 Terapia do esquema para casais: avaliação e intervenção 152 A terapia do esquema na orientação a pais 160 A terapia do esquema em grupo 169 Parte IV 175 Terapia do esquema para o transtorno da personalidade borderline 177 Terapia do esquema para o transtorno de personalidade narcisista 191 Terapia do esquema para transtornos de personalidade do cluster C. 202 Terapia do esquema para o transtorno de ansiedade social 216 Terapia do esquema para depressão 228 Terapia do esquema no tratamento de transtornos alimentares: um exemplo de estudo de caso 246 Terapia do esquema e transtorno por uso de substâncias 258 Sobre os autores 273
Descrição O IHSE-PROF é um instrumento de fácil aplicação com o objetivo de caracterizar as habilidades sociais educativas do professor em suas interações com os alunos, possibilitando diagnóstico de recursos e déficits nesse repertório para nortear processos e programas de formação inicial e continua[1]da de professores. Origem e data de publicação Editora Hogrefe - 2025 Faixa de utilização Professores do Ensino Fundamental Material Manual com introdução teórica à área e instruções para aplicação, avaliação e apuração do IHSE-PROF, Caderno de Aplicação com itens e Folha de Resposta, Crivos e Tabelas de Apuração e Interpretação. No Manual também são reportados os estudos psicométricos relativos ao instrumento. Forma de aplicação Individual e/ou coletiva Tempo de aplicação Não há limite determinado de tempo. Estima-se em 30 minutos. Padronização Grupo amostral de 513 professores de ambos os sexos, mas predominantemente feminino, na faixa etária entre 17 e 65 anos, da Região Sudeste. Normas O escore total e os escores padronizados de cada fator foram obtidos no grupo amostral.
Sinopse Carinho sim, abuso não: Aprendendo com Ivete aborda um tema extremamente delicado, mas que, infelizmente, está presente em quase todo o mundo, sendo considerado um problema de saúde pública: o abuso sexual infantojuvenil.Essa forma de violência impacta definitivamente a vida de crianças e adolescentes, sendo difícil de abordar. No entanto, é indispensável que se criem caminhos de prevenção.Com muita sensibilidade e sutileza, na forma de uma envolvente história infantil, as autoras conseguem apresentar aos pequenos leitores uma narração que permite identificar situações como a descrita na história, além de conscientizá-los sobre a importância de manterem-se atentos e assertivos, reagindo firmemente a qualquer tentativa de um adulto que os eleger como suas vítimas, bem como procurando caminhos para denunciar.
Sinopse: O câncer de próstata é um dos principais pontos de preocupação em termos de saúde masculina. Em conjunto com as doenças cardiovasculares, gura como o principal motivo que leva os homens a fazer exames de rotina. Na era da informação, o conhecimento está ao alcance de todos. Contudo a grande dificuldade é a interpretação – a compreensão das peculiaridades de cada situação. Ao enfrentarmos o câncer da próstata ou aos termos alguém próximo enfrentando essa doença, a segurança de que estamos fazendo o melhor tratamento possível é tranquilizadora. Sem dúvida, as melhores chaves paraesse sucesso são a assessoria de profissionais competentes e a compreensão da situação. Este livro traz questões práticas e científicas que ajudam a compreender a doença, a lidar com expectativas e a conhecer os tratamentos. O texto traz informações científicas e atualizadas, além dos últimos estudos e tratamentos sobre o tema, com uma linguagem acessível a não especialistas no assunto. Exemplos com imagens e casos facilitam a compreensão do processo decisório e o entendimento de como são realizados os tratamentos, do que esperar e de possíveis efeitos colaterais. Ao final do livro, em uma parceria com o InstitutoOncoguia, são apresentadas orientações sobre direitoslegais e isenções tributárias associados ao diagnóstico do câncer.