X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

Inventário de Habilidades Sociais Educativas para Professores

IHSE-PROF

Zilda A. P. Del Prette, Almir Del Prette
Ocultar subprodutos
Descrição O IHSE-PROF é um instrumento de fácil aplicação com o objetivo de caracterizar as habilidades sociais educativas do professor em suas interações com os alunos, possibilitando diagnóstico de recursos e déficits nesse repertório para nortear processos e programas de formação inicial e continua[1]da de professores. Origem e data de publicação Editora Hogrefe - 2025 Faixa de utilização Professores do Ensino Fundamental Material Manual com introdução teórica à área e instruções para aplicação, avaliação e apuração do IHSE-PROF, Caderno de Aplicação com itens e Folha de Resposta, Crivos e Tabelas de Apuração e Interpretação. No Manual também são reportados os estudos psicométricos relativos ao instrumento. Forma de aplicação Individual e/ou coletiva Tempo de aplicação Não há limite determinado de tempo. Estima-se em 30 minutos. Padronização Grupo amostral de 513 professores de ambos os sexos, mas predominantemente feminino, na faixa etária entre 17 e 65 anos, da Região Sudeste. Normas O escore total e os escores padronizados de cada fator foram obtidos no grupo amostral.

Autores:

Zilda A. P. Del Prette
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, com mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Ela também realizou um pós-doutorado na Universidade da Califórnia, focando em Psicologia das Habilidades Sociais. Zilda é professora titular na UFSCar, pesquisadora nível IA do CNPq e coordenadora de um grupo de trabalho sobre habilidades sociais na ANPEPP. Suas áreas de pesquisa abrangem habilidades sociais, competência social, assertividade, educação escolar, formação de professores e desenvolvimento interpessoal/socioemocional. Zilda publicou 163 artigos em periódicos especializados, 439 trabalhos em anais de eventos, 72 capítulos de livros e 29 livros. Ela também orientou 22 dissertações de mestrado e 21 teses de doutorado.

Almir Del Prette

Graduado em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente, ele é professor titular voluntário nos programas de Pós-Graduação em Educação Especial e Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador nível I do CNPq. Suas áreas de pesquisa incluem habilidades sociais, competência social, assertividade, intervenção em grupo e desenvolvimento interpessoal. Almir publicou 137 artigos em periódicos especializados, 290 trabalhos em anais de eventos, 55 capítulos de livros e 23 livros. Além disso, orientou 23 dissertações de mestrado e 9 teses de doutorado.


Dados psicométricos:

A estrutura fatorial foi obtida por meio de Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM), que congrega os principais aspectos da Análise Fatorial Exploratória e Confirmatória, com base em matrizes de correlações policóricas. O instrumento é composto de 45 itens, com consistência interna excelente (coeficiente Ômega igual ou superior a 0,93), explicando 49,90% da variância dos dados.