X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

Z-Teste

Z-Teste Coletivo e Individual - Técnica de Zulliger

Cícero E. Vaz; João C. Alchieri
Ocultar subprodutos

Material restrito à psicólogos

 

Descrição

Trata-se de um instrumento com procedimento técnico para avaliação das condições de personalidade, com base metodológica no Psicodiagnóstico de Rorschach. O Z-Teste é uma solução para avaliar os construtos psicológicos básicos: capacidade de desempenho, objetividade, ansiedade, depressão, controle geral e emocional, funcionamento do pensamento lógico, integração humana e outros aspectos da personalidade.

Principais Vantagens:

  • Administração, classificação e interpretação específica para cada um dos procedimentos (Coletivo e Individual)
  • Consistente fundamentação teórica e de fácil utilização
  • Sistema de Apuração Informatizada

 

Público-alvo

A partir de 17 anos de idade.

 

Contexto

Clínico, Organizacional, Porte de Armas e Concurso público.

  

Aplicação

Pode ser aplicado de maneira individual e coletiva, com até 30 pessoas.

Os procedimentos de administração coletiva e administração individual se diferenciam entre si. Entretanto, os critérios adotados para a classificação das verbalizações em respostas, localizações, determinantes, conteúdos e fenômenos especiais, são os mesmos para ambas as modalidades. A interpretação em seus princípios básicos segue a mesma linha.

Na administração do teste de Zulliger, são utilizadas 3 pranchas de estímulos. Durante a aplicação individual, deve-se utilizar os cartões impressos, enquanto na aplicação coletiva, as mesmas pranchas serão utilizadas de forma projetadas, seguindo as diretrizes especificadas no manual.

 

Observações:

– Devem ser utilizados os três cartões com as figuras, em perfeitas condições, sem outras manchas consequentes do tempo de não utilização, ou mesmo por outras razões;

Na administração realizada de forma coletiva, diferentemente da individual, a verbalização assim como o mapeamento das respostas é registrada pelo examinando. Isto é, quem escreve é o examinando.

 

Correção Informatizada

O Z-TESTE possui correção informatizada, garantindo agilidade e praticidade na obtenção dos resultados. 

As licenças de correção estão inclusas na compra da Coleção Completa e do Conjunto de blocos de respostas (75 folhas). As licenças não estão inclusas nos blocos de aplicação, tabulação ou localização (25 folhas).

 

Link: https://correcao-hogrefe.com.br/apuracaozulliger/

 

Normatização

A orientação do trabalho de Cícero é de caráter empírico, o que lhe dá sustentação de legitimidade científica, baseada numa grande amostra (N=4.012) de sujeitos normais de várias regiões do país analisada estatisticamente por João Alchieri. O manual enfatiza que a interpretação dos resultados do Zulliger não consiste simplesmente na tradução dos escores estatísticos em termos psicológicos, mas que a intelecção psicológica dos resultados exige um pensar mais profundo da estrutura e da dinâmica da personalidade humana. 

 

Confira o vídeo da psicóloga Lúcia Cristina Pereira Marinho CRP 04/14037, sobre o Z-Teste:

 

 

 

Depoimentos

 

"O Teste de Zulliger é muito respeitado e requisitado em avaliações psicológicas importantes para avaliação da personalidade".

Gislaine Aiza Baggio - Psicóloga

 

"A psicologia tem seu grande apreço devido a importância atribuída ao ouvir as pessoas. Hermann Rorschach e Hans Zulliger foram exemplos de profissionais que criaram “roteiros de entrevista” mediados por um conjunto de estímulos para ressoar como a pessoa organiza suas ideias, expressa seus sentimentos, suas fantasias e lida diante do desconhecido.

Por isso o teste de Zulliger é uma ferramenta com alto potencial de utilidade se bem administrada, corrigida e interpretada por profissionais qualificados!"

Raimundo Neto - Psicólogo

 

Autores

 

Cícero E. Vaz

Mestre em psicologia clínica, doutor em psicologia e livre-docente em técnicas psicológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Professor da PUCRS nos cursos de graduação em psicologia e de pós-graduação em psicologia social e da personalidade, na faculdade de psicologia de 1965 a 2007, em Porto Alegre, RS. Autor de O Rorschach Teoria e Desempenho, terceira edição, publicado pela Editora Manole; Z-Teste Técnica de Zulliger, Editora Hogrefe, São Paulo. Vem pesquisando com o Rorschach e Z-Teste dede 1968. Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federaç de Psicologia (2014-2016). 

 

João Carlos Alchieri

Psicólogo, possui graduação (1989), mestrado (1993) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Professor associado e bolsista produtividade (CNPq) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como orientador de mestrado e doutorado. Realizou estágios de Pós-doutoramento no LABPAM - UnB (2010), Bases normativas de comportamento social - UFPB (2014) e IBNeuro DF (2015). Coordenador da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia.