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Descrição
O Sistema Compreensivo para análise e interpretação do Rorschach surgiu por iniciativa de John Exner Jr. na década de 1970, com o intuito de reunir as contribuições dos cinco principais sistematizadores do Método de Rorschach nos Estados Unidos.
O Rorschach chegou da Europa trazido por cientistas europeus que, durante a guerra, deixaram seus países e foram acolhidos pelas Universidades Americanas.
Bruno Klopfer, Samuel Beck, David Rapapport, Margareth Hertz e Zigmunt Piotrowski, deixaram marcas significativas e, individualmente, introduziram suas próprias experiências, modificações importantes, que afastavam até certo ponto a nova proposta da criação original.
O Sistema Compreensivo integra diversos aspectos que avaliam a organização cognitiva do indivíduo, habilidades e dificuldades afetivas, autopercepção e exploração diante das relações interpessoais.
Público-Alvo
Destinado a avaliar a população adulta e idosa, a partir dos 18 anos de idade.
Contexto
Clínico.
Aplicação
Deve ser feita de modo individual e costuma durar, em média, 40 minutos. Ocorre em duas fases: a de associação e a de inquérito.
Normatização
Participaram 475 indivíduos com faixa etária entre 18 e 83 anos, sendo a média de 33,3 (DP = 12,2) anos e mediana 30 anos. Deste grupo, 85 pessoas compuseram o grupo clínico e 390 de um grupo geral (não clínico).
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Padronização
Anna Elisa de Villemor-Amaral
Psicóloga, com mestrado (1990) e doutorado (1996) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM), tendo desenvolvido suas teses na área de Disturbios da Comunicação e da Avaliação Psicológica por meio de métodos projetivos, no contexto de saúde, atendimento hospitalare psicossomática. Fez pós-doutorado na Universidade da Savoia na França em 2003, trabalhando na perspectiva da Psicopatologia Fenômeno-estrutural. Psicóloga clínica com atuação em Psicanálise e Psicodiagnóstico. Atualmente é Professora Associada Doutora do Programa de Pós-Graduação Strico Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia da saúde e psicopatologia com Métodos Projetivos, especialmente o Rorschach, Pfister e Zulliger, sendo Bolsista Produtividade CNPq.
Ricardo Primi
Psicólogo pela PUC-Campinas, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA) sob orientação de Robert J. Sternberg. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE). As pesquisas que coordena recebem financiamento do CNPq (produtividade em pesquisa), FAPESP, CAPES e Instituto Ayrton Senna (IAS). É Professor Associado do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (Mestrado e Doutorado em Avaliação Psicológica). É membro do comitê diretivo do EduLab21 Centro de Conhecimento do IAS.