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Equipe Hogrefe

WMT-2

Teste de Matrizes de Viena

Anton Formann; Karin Waldherr; Karl Piswanger
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Material restrito a psicólogos

 

Descrição

O Teste de Matrizes de Viena, é originalmente conhe­cido como Wiener Matrizen Test (WMT; Formann & Piswanger), sendo concebido em 1979.  O WMT-2 é especialmente adequado para se ter uma impressão do nível de desempenho intelectual geral do indivíduo, pois não contém itens com elevado grau de dificuldade.

O teste é voltado para a triagem não verbal da aptidão intelectual, pois a resolução de suas tarefas não exige habilidades de natureza verbal do sujeito, sendo assim, o benefício do WMT-2 é a possibilidade de medir a inteligência por tarefas livres de influências culturais, resultando numa medida de QI em um tempo bastante reduzido quando comparado aos testes de in­teligência multidimensionais. 

Com relação à base teórica e ao conteúdo, o WMT é fortemente influenciado pelo modelo de inteligência proposto por Raven e seu “Teste das Matrizes Progressivas”. De acordo com esse modelo, a capacidade de resolver problemas abstratos e perceber logicamente padrões geométricos é um aspecto do comportamento inteligente, essas capacidades são boas preditoras da inteligência em geral.

 

Público-Alvo: 

Aplicação presencial:

O instrumento é destinado a indivíduos entre 14 e 69 anos de idade.

 

Aplicação online:

O instrumento é destinado a indivíduos entre 17 e 60 anos de idade. 

 

Contexto

Clínico, Organizacional e Trânsito.

  

Aplicação

A avaliação em lápis e papel é feita manualmente e o tempo aproximado é de 30 minutos. É utilizado o caderno de aplicação, que contém na primeira página uma questão que serve de exemplo, e as questões propriamente ditas estão nas páginas seguintes. As respostas são assinaladas na folha de respostas.

Na aplicação informatizada todo o processo é controlado pelo computador, através da plataforma HTS 5, a qual possui as possibilidades de teste local e avaliação on-line remota. Foram garantidas evidências de equivalência entre as versões originais e informatizadas, bem como confidencialidade e segurança dos dados gerados.

O sistema oferece:

  • Ambiente amigável ao usuário examinando;
  • Compatibilidade entre plataformas (incluindo ta­blets);
  • Aplicação facilitada e intuitiva;
  • Fácil seleção entre as normas disponíveis, com con­versão instantânea de escala padrão da norma (por exemplo, percentil) para outras escalas comuns (por exemplo, t-score);
  • Uma divisão das respostas de itens e latências de res­postas;
  • Relatórios completos e claros para download;
  • Facilidade em exportar dados para CSV para análise posterior com pacote de estatística.

Em ambas as versões, o teste pode ser aplicado individualmente e coletivamente.

 

Imagens do material

  

 

Normatização

Participaram do estudo 1.812 sujeitos moradores recrutados em escolas, faculdades, empresas e agremiações sociais das cidades de Belo Horizonte/MG (n = 856, 47,2%), Lavras/MG (n = 492, 27,2%), Porto Alegre/RS (n = 22, 1,2%), São Paulo/SP (n = 68, 3,8%), Salvador/BA (n = 117, 6,5%), Goiânia/GO (n = 58, 3,2%), Buritis/RO (n = 121, 6,7%), Brasília (n = 51, 2,8%) e Rio de Janeiro (n = 27, 1,5%).   

Os sujeitos tinham idade varian­do entre 14 e 69 anos. Desses, 1.524 foram submetidos a uma modalidade de aplicação com tempo limite para realização da tarefa estipulado em 30 minutos.

 

 

 

Coleção completa não vai com voucher.

O prazo para liberação de licenças online é de 2 dias úteis.