X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

Subjetividade e Aprendizagem: Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural

Marjorie C. Rocha da Silva; Marisa I. Siqueira Castanho
Ocultar subprodutos

ISBN 978-8585439248

*320 páginas

 

BAIXE O 1° CAPÍTULO GRATUITAMENTE

 

Subjetividade e Aprendizagem

Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural

 

As análises das perspectivas do sujeito e da subjetividade constituem-se em um desafio para os profissionais da educação que se propõem a compreender as múltiplas determinações que configuram a maneira particular dos indivíduos produzirem sentidos frente à realidade vivida.

Neste livro, apresentam-se textos teóricos e análises de situações de aprendizagem em diferentes contextos, nas perspectivas teóricas da psicanálise e da psicologia histórico-cultural. Desse modo, são oferecidos subsídios para uma releitura de processos de escolarização de crianças e jovens, de formação dos educadores, de atuação profissional, em que as configurações das subjetividades individuais não se desvinculam dos contextos sociais e culturais e das relações interpessoais em que são produzidas.

As autoras procuram apresentar os fundamentos teóricos que levam à compreensão do sujeito como um ser em desenvolvimento e como parte integrante de processos educacionais, o que acaba por gerar diversas repercussões afetivo-emocionais e cognitivas, ampliando o olhar para o sujeito e a psique humana integrados nos processos produtivos que emanam da amálgama entre o individual e social na constituição das subjetividades.

 

Sumário

1. Apresentação

2. Escuta da subjetividade: amadurecimento emocional e os processos de aprendizagem

3. Escuta psicanalítica e inclusão escolar: as dificuldades de aprendizagem, a família e os sentimentos da criança

4. O aprendiz aprisionado: uma compreensão psicanalítica sobre o fracasso escolar

5. Aprendizagens na experiência clínica: as dobras do sintoma

6. Avanços conceituais na aprendizagem de Ciências Naturais na educação infantil: uma análise histórico cultural

7. Brincadeira na educação infantil: considerações sobre aprendizagem e desenvolvimento

8. Identificações ocupacionais de adolescentes trabalhadores em uma universidade pública

9. Trabalho, sofrimento e subjetividade: sentidos produzidos por alunas de cursos superiores noturnos

10. Trabalho sofrido: notas sobre a experiência emocional de professoras

11. A escuta do sofrimento psíquico em professores: desafios para a avaliação e a intervenção no campo da psicologia da educação.

12. A escuta do sofrimento psíquico em professores: desafios para a avaliação e a intervenção no campo da psicologia da educação

13. Novas aprendizagens em processos de reenstruturação corporativa: a dimensão subjetiva na gestão do conhecimento

 

Autoras:

 

Marjorie C. Rocha da Silva

Psicóloga, mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco. Especialista em Neuropsicologia. Tem experiência na área clínica, pesquisa, docência, assessoria e consultoria educacional. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica e educacional, neuropsicologia, fatores de sucesso e fracasso escolar, avaliações educacionais em larga escala, saúde mental e declínio cognitivo em adultos e idosos; e fatores que influenciam na aprendizagem e vinculação terapêutica.

 

Marisa I. Siqueira Castanho

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Sedes Sapientiae (1973), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professora da Universidade Paulista e membro de diretoria executiva da ABPp - Associação Brasileira de Psicopedagogia. Membro da ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Subjetividade, Ensino e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade, psicopedagogia, aprendizagem, desenvolvimento e educação não-formal.