Acessar
Você ainda não tem uma conta?
Cadastre-se agora.Material não restrito a psicólogos
Descrição
A Técnica de R.O foi desenvolvida em 1965 por Nora Sturm, e resultou na criação desta intervenção que, ao longo dos anos, passou por novas edições, sempre com o objetivo de adequar-se às diferentes realidades e atualizações do contexto profissional.
Trata-se de um método clássico entre as técnicas informativas de Orientação Vocacional, que oferece importantes orientações sobre as diversas profissões e viabiliza uma escuta ativa por meio de associações, possibilitando a transmissão de informações entre orientador e orientando, durante o processo de orientação ocupacional.
Principais vantagens:
• Há informações detalhadas sobre os Processos Seletivos das principais universidades e escola técnica;
• O manual possui um capítulo, no qual há as Diferenciações entre Ocupações/Cursos, tendo como objetivo esclarecer dúvidas habituais dos orientandos/vestibulandos;
• Nesta 4° edição, há a seção ‘Fique Ligado’, que traz novos cursos e as universidades que os oferecem, bem como curiosidades e tendências profissionais;
A Técnica R.O. nos possibilita corrigir as imagens distorcidas que o adolescente pode apresentar sobre o mundo adulto ocupacional (carreira, ocupação, áreas de trabalho, demanda profissional, mercado de trabalho e outros aspectos).
Público-Alvo
Destinado a estudantes do ensino médio.
Pode ser utilizado por diversos profissionais, incluindo os que trabalham com orientação vocacional e professores que lecionam para o Ensino Médio, como material de apoio.
Contexto
Orientação Vocacional/Profissional
Aplicação
A intervenção pode ser aplicada de modo individual ou coletivo, com tempo de duração estimado em 120 minutos.
O material de aplicação é composto de um manual e cinco conjuntos coloridos de cartões, de acordo com a possível futura trajetória do Orientando no Sistema Educacional Brasileiro: Ensino Superior, Ensino Tecnológico Superior; Bacharelados Interdisciplinares (BIs), Educação Profissional Técnica e Carreiras Militares.
Cada nível educacional está representado em um conjunto contendo cartões com o nome das profissões ou ocupações na sua frente e um sumário (breve descrição do curso/profissão/ocupação) no seu verso.
Artigos Relacionados
A orientação profissional como instrumento reabilitador de pacientes portadores de doenças crônicas e deficiências adquiridas
Link: https://mla.bs/bd405768
O desafio da escolha profissional
Link: https://mla.bs/a42e6b38
Autora
Marli Etelli Coelho
Psicóloga (1977) e Orientadora Profissional
Psicóloga (1977) e Orientadora Profissional
Atuando em consultório desde 1984, desenvolvendo Psicodiagnóstico, Psicoterapia Infantil (Ludoterapia), de Adolescente, de Adulto, de Casal e Familiar, Orientação aos Pais e Orientação Profissional/Vocacional. Voluntária da Colmeia (Instituição a Serviço da Juventude). Co-autora do guia “Educação Profissional, uma possível trajetória” junto com a Equipe da Colmeia, 2007. Participante na edição do livro “Arquitetura de uma Ocupação”, da série Orientação Profissional: teoria e técnica, volume I, Vetor, 2003, capítulo 18, p.255-259.
Elaboração do kit “Conhecendo as Profissões com a Técnica R.O.”, editado pelo Hogrefe CETEPP, em 2001 e em 2019, em sua 4ª edição.