Acessar
Você ainda não tem uma conta?
Cadastre-se agora.ISBN 978-65-990257-8-5
*456 páginas
LEIA O 1° CAPÍTULO GRATUITAMENTE
Resiliência
Teoria, avaliação e prática em psicologia
O livro busca trazer contribuições para que a resiliência possa ser valorizada como um aspecto importante não só com foco no atendimento de situações negativas já instaladas (na presença de fatores de risco), mas também como importante recurso voltado à prevenção em um contexto de atuação multidisciplinar. Profissionais de diferentes áreas de conhecimento, interessados na temática, podem se beneficiar dos conhecimentos teóricos e práticos apresentados.
Sumário
Parte 1
Aspectos teóricos e avaliação da resiliência
1 Resiliência: definição, modelos teóricos e compreensão histórica sobre o conceito
2 Fatores associados ao comportamento resiliente
3 Avaliação psicológica da resiliência na infância: reflexões e instrumentos
Parte 2
Diferentes contextos de promoção da resiliência
4 Resiliência em contextos escolares: desafios à educação no século XXI
5 Resiliência no trabalho e nas organizações: modelos e práticas emergentes
6 Resiliência no contexto organizacional e do trabalho
7 Adaptação e resiliência no esporte e exercício físico
8 Resiliência no contexto de saúde
9 Resiliência na adolescência: riscos e proteção
10 Resiliência em pessoas com deficiência
11 Resiliência na população transgênero: uma revisão sistemática
12 Resiliência em pacientes oncológicos adultos: revisão sistemática da literatura
Parte 3
Relações entre resiliência e outros construtos psicológicos
13 Resiliência e inteligência emocional: possíveis aproximações entre os temas
14 Altas habilidades/superdotação e resiliência: o repensar do estigma da vulnerabilidade
15 Resiliência como fator de proteção para comportamentos alimentares disfuncionais e insatisfação corporal
16 Resiliência, dislexia e transtornos de aprendizagem: revisão de pesquisas
17 Neuropsicologia, maus-tratos na infância e adolescência e resiliência
18 Resiliencefullness e affectfullness: o mundo-no-ser e o ser-no-mundo
Organizadoras:
Karina da Silva Oliveira
Psicóloga, mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista
em Neurologia Aplicada à Neuropsicologia Infantil pela Universidade Estadual de Campinas.
Professora adjunta do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Comportamento e Cognição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Tatiana de Cassia Nakano
Psicóloga, mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pós-doutorado pela Universidade São Francisco e visiting scholar pela University of California - Berkeley. Docente do programa de pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Karina Inês Paludo
Mestre e Doutora pela Universidade Federal do Paraná; Pedagoga pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Diretora Executiva do Talentos Instituto da Criança.