X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

RE-HSE-Pr

Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas de Professores

Alessandra T. Bolsoni-Silva; Sonia R. Loureiro; Edna Maria Marturano
Ocultar subprodutos

Material restrito à psicólogos

 

Descrição

As relações de interação social entre professores e alunos podem tanto proporcionar uma boa competência social das crianças quanto favorecer o surgimento ou a manutenção de problemas de comportamento.

Pensando em tal problemática, o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas de Professores (RE-HSE-Pr) tem o objetivo de avaliar tais interações ofertando ao profissional arsenal para lidar com os docentes da fase pré-escolar e escolar.

 

Público-Alvo

O instrumento é destinado a avaliar a relação de professor-aluno em crianças em idade pré-escolar (1 a 6 anos de idade) e escolar (de 5 a 12 anos) e deve ser respondido por seus professores, tornando possível o levantamento de indicadores quanto a comportamentos problemas, habilidades sociais e práticas educativas do professor.

 

Contexto

Recomenda-se a sua utilização por profissionais psicólogos em contextos de avaliação, de triagem e/ou de intervenção, no ambiente escolar e de psicologia do desenvolvimento

 

Aplicação

Por se tratar de uma entrevista clínica, sua aplicação deve ser feita de forma individual.

O tempo de aplicação estimado é de cerca de uma hora, porém, varia de acordo com as respostas do professor.

Para a aplicação é necessário ter em mãos o caderno de respostas, caneta e gravador, para registrar toda a entrevista.

 

Normatização

Participaram do estudo 283 crianças (166 meninos e 117 meninas) e seus professores (141 mulheres e 8 homens). Apenas 12 desses professores tinham menos de dois anos de experiência, variando de 1 a 30 anos (média = 13,52; DP = 8,193).

 

Artigos Relacionados

 

Validação do Roteiro de Entrevista de Práticas Educativas para Professores (RE-HSE-Pr)

Link: https://mla.bs/370da45c

 

Contexto Escolar: práticas educativas do professor, comportamento e habilidades sociais infantis

Link: https://mla.bs/2fcc6881 

 

 

Autoras

 

Alessandra T. Bolsoni-Silva

Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos (2000) e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003). Possui Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2009) e é livre-docente (Adjunto 3) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru). Atualmente, é Professora Adjunta em Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru), lecionando no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. 

 

Sonia Regina Loureiro

Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP- USP). Membro do GT da ANPEPP - Relações Interpessoais e Habilidades Sociais. Membro da Comissão Editorial da Revista Paidéia (FFCLRP-USP, Qualis CAPES - A1). Desenvolve pesquisas na área de tratamento e prevenção psicológica sobre os seguintes temas: saúde mental, ansiedade social, avaliação psicológica, crianças e comportamento.

 

Edna Maria Marturano

Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1971) e doutora em Ciências (Psicologia) pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. É orientadora credenciada no programa de pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto / USP.