X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

RE-HSE-P

Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas e Parentais

Alessandra T. Bolsoni-Silva; Sonia R. Loureiro; Edna Maria Marturano
Ocultar subprodutos

Material restrito à psicólogos

 

Descrição

O Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas e Parentais (RE-HSE-P) tem como objetivo a caracterização e o levantamento de indicadores de problemas comportamentais em crianças escolares e pré-escolares, com base em perguntas guia direcionadas ao responsável pela criança.

O RE-HSE-P apresenta 13 conjuntos de perguntas, sendo 05 delas para avaliação da frequência comportamental. São também investigadas variáveis contextuais, e cada uma delas possui as seguintes alternativas de respostas: habilidades sociais educativas parentais, práticas educativas negativas, contexto, problemas de comportamento e habilidades sociais. 

Sendo assim, ele descreve funcionalmente a capacidade social e educacional, especialmente as relacionadas à interação entre pais e filhos, investigando variáveis antecedentes e consequentes para cada habilidade social educativa parental.

Os autores apresentam uma proposta de análise qualitativa e quantitativa para as informações da entrevista utilizando como referência de avaliação os escores da amostra normativa.

 

Público-Alvo

O instrumento é destinado a crianças em idade pré-escolar e escolar e deve ser preenchido pelos responsáveis (pai, mãe ou outro responsável).

 

Aplicação

Ele deve ser aplicado individualmente, tendo em vista que se trata de uma entrevista clínica. O tempo de aplicação varia de acordo com as respostas dos sujeitos às perguntas abertas do roteiro.

A entrevista deve ser gravada para avaliação posterior, seguindo os critérios propostos no manual.

 

Contexto

Recomenda-se o uso em contextos de avaliação clínica, para triagem, medida de pré e pós intervenção psicológica e também para psicólogos de instituições que atendam a população alvo.

 

Normatização

O instrumento foi aplicado em 213 cuidadores primários de crianças em idade pré-escolar e do ensino fundamental, localizados na cidade de São Carlos/SP. Desses cuidadores, 103 eram mães, 12 eram pais e 8 eram avós.

As tabelas normativas foram divididas segundo as habilidades propostas pelo instrumento e revelam as perguntas que devem ser classificadas para posteriormente serem quantificadas no protocolo. São fornecidas também tabelas com os escores de referência para identificação dos aspectos comportamentais clínicos, limítrofes e não clínicos considerando os aspectos positivos da interação e os aspectos negativos.

Artigo Relacionado

 

Validação do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P)

Link: https://mla.bs/fca49ec2

 

Autoras

 

Alessandra T. Bolsoni-Silva

Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos (2000) e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003). Possui Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2009) e é livre-docente (Adjunto 3) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru). Atualmente, é Professora Adjunta em Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru), lecionando no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. 

 

Sonia Regina Loureiro

Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP- USP). Membro do GT da ANPEPP - Relações Interpessoais e Habilidades Sociais. Membro da Comissão Editorial da Revista Paidéia (FFCLRP-USP, Qualis CAPES - A1). Desenvolve pesquisas na área de tratamento e prevenção psicológica sobre os seguintes temas: saúde mental, ansiedade social, avaliação psicológica, crianças e comportamento.

 

Edna Maria Marturano

Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1971) e doutora em Ciências (Psicologia) pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. É orientadora credenciada no programa de pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto / USP.