X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

QHC

Questionário de habilidades sociais, comportamentos e contextos para universitários

Alessandra T. B. Silva; Sonia R. Loureiro
Ocultar subprodutos

Material restrito à psicólogos

 

Descrição

O objetivo do Questionário de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para universitários é avaliar habilidades sociais e de comportamentos nas interações com diferentes interlocutores e concisões contextuais. Destacam-se os indicadores psicométricos positivos do instrumento, inclusive ao considerar preditores de saúde mental.

O QHC-Universitários tem se mostrado útil em pesquisas de:

a) caracterização e de levantamento quanto à influência de variáveis sociodemográficas, incluindo a identificação de diferenças de gênero;

b) no rastreamento de dificuldades específicas considerando os indicadores de saúde mental tais como fobia social, depressão, transtorno de ansiedade generalizada, abuso de álcool/outras substâncias; 

c) na caracterização de repertórios relacionados ao uso de internet;

d) na identificação de padrões específicos para diferentes cursos de graduação (biológicos x humanas x exatas) e anos dos cursos (iniciais x finais); e

e) na comparação de grupos clínicos e não clínicos.

 

Público-Alvo

Este manual técnico apresenta um instrumento destinado a universitários, tendo como proposição a avaliação de habilidades sociais e de comportamentos nas interações com diferentes interlocutores e condições contextuais.

 

Contexto

O instrumento poderá ser útil no contexto institucional, acadêmico e clínico, além do seu uso em pesquisa. Recomenda-se a sua utilização por profissionais psicólogos como procedimento de avaliação nos contextos de orientação acadêmica para universitários e de psicologia clínica, seja com a finalidade de triagem, seja como medida de pré e pós-intervenção psicológica.

 

Aplicação

O tempo de aplicação é de 15 a 25 minutos e pode ser aplicado individual ou coletivamente.

 

Normatização

No manual são apresentadas as principais análises psicométricas, com uma amostra de 1282 participantes, homens e mulheres de diferentes cursos e áreas de conhecimento.

 

 

Artigos Relacionados

 

O papel da supervisão em terapia comportamental quanto à promoção de habilidades sociais em estágios de psicologia

Link: https://mla.bs/b5d92b5c

 

Efeitos de uma intervenção em grupo em habilidades sociais para universitários na perspectiva da análise do comportamento

Link: https://mla.bs/d16aa66d

 

Autoras

 

Alessandra T. Bolsoni-Silva 

Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos (2000) e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003). Possui Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2009) e é livre-docente (Adjunto 3) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru). Atualmente, é Professora Adjunta em Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru), lecionando no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.

 

Sonia R. Loureiro

Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP- USP). Membro do GT da ANPEPP - Relações Interpessoais e Habilidades Sociais. Membro da Comissão Editorial da Revista Paidéia (FFCLRP-USP, Qualis CAPES - A1). Desenvolve pesquisas na área de tratamento e prevenção psicológica sobre os seguintes temas: saúde mental, ansiedade social, avaliação psicológica, crianças e comportamento.