Acessar
Você ainda não tem uma conta?
Cadastre-se agora.Material restrito à psicólogos
Descrição
O objetivo do Questionário de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para universitários é avaliar habilidades sociais e de comportamentos nas interações com diferentes interlocutores e concisões contextuais. Destacam-se os indicadores psicométricos positivos do instrumento, inclusive ao considerar preditores de saúde mental.
O QHC-Universitários tem se mostrado útil em pesquisas de:
a) caracterização e de levantamento quanto à influência de variáveis sociodemográficas, incluindo a identificação de diferenças de gênero;
b) no rastreamento de dificuldades específicas considerando os indicadores de saúde mental tais como fobia social, depressão, transtorno de ansiedade generalizada, abuso de álcool/outras substâncias;
c) na caracterização de repertórios relacionados ao uso de internet;
d) na identificação de padrões específicos para diferentes cursos de graduação (biológicos x humanas x exatas) e anos dos cursos (iniciais x finais); e
e) na comparação de grupos clínicos e não clínicos.
Público-Alvo
Este manual técnico apresenta um instrumento destinado a universitários, tendo como proposição a avaliação de habilidades sociais e de comportamentos nas interações com diferentes interlocutores e condições contextuais.
Contexto
O instrumento poderá ser útil no contexto institucional, acadêmico e clínico, além do seu uso em pesquisa. Recomenda-se a sua utilização por profissionais psicólogos como procedimento de avaliação nos contextos de orientação acadêmica para universitários e de psicologia clínica, seja com a finalidade de triagem, seja como medida de pré e pós-intervenção psicológica.
Aplicação
O tempo de aplicação é de 15 a 25 minutos e pode ser aplicado individual ou coletivamente.
Normatização
No manual são apresentadas as principais análises psicométricas, com uma amostra de 1282 participantes, homens e mulheres de diferentes cursos e áreas de conhecimento.
Artigos Relacionados
O papel da supervisão em terapia comportamental quanto à promoção de habilidades sociais em estágios de psicologia
Link: https://mla.bs/b5d92b5c
Efeitos de uma intervenção em grupo em habilidades sociais para universitários na perspectiva da análise do comportamento
Link: https://mla.bs/d16aa66d
Autoras
Alessandra T. Bolsoni-Silva
Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Educação Especial pela Universidade de São Carlos (2000) e doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (2003). Possui Pós-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (2009) e é livre-docente (Adjunto 3) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Bauru). Atualmente, é Professora Adjunta em Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru), lecionando no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.
Sonia R. Loureiro
Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FMRP- USP). Membro do GT da ANPEPP - Relações Interpessoais e Habilidades Sociais. Membro da Comissão Editorial da Revista Paidéia (FFCLRP-USP, Qualis CAPES - A1). Desenvolve pesquisas na área de tratamento e prevenção psicológica sobre os seguintes temas: saúde mental, ansiedade social, avaliação psicológica, crianças e comportamento.