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Liev Semiónovitch Vigotski. Psicologia, desenvolvimento humano e marxismo

Priscila Marques; Gisele Toassa
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*296 páginas

ISBN 978-65-89092-72-8

 

Psicologia, desenvolvimento humano e marxismo

Liev Semiónovitch Vigotski

 

Liev Semiónovitch Vigotski (1896-1934) é o psicólogo soviético mais popular do mundo. Apesar disso, diversas
facetas de sua obra permanecem desconhecidas ou pouco exploradas, mercê de uma ampla contribuição que
chega a 282 textos, entre livros, artigos, estenogramas de conferências e outras produções. Seu firme compromisso com o “refazimento socialista do ser humano” atravessou o campo estritamente acadêmico para envolver também propostas para elaboração de políticas públicas, manuais de formação de professores de educação básica, resenhas jornalísticas, entre outras, em um estilo que variou da sobriedade erudita à ironia cáustica, embora nunca despida de empatia para com o sentido presente nas obras criticadas. 

Esta antologia procura destacar o fio condutor que une as reflexões vigotskianas sobre a natureza e os métodos
da psicologia ao compromisso ético-político do autor. Sem ceder terreno ao proselitismo, Vigotski aborda os estudos do desenvolvimento humano no contexto soviético problematizando as dificuldades (e mesmo impropriedades) características da importação acrítica de teorias ocidentais por países “atrasados”. Sete dos dez textos que compõem o presente volume estão sendo publicados pela primeira vez em língua portuguesa, e os demais ganham sua primeira tradução direta do russo.

 

 

Sumário

 

Introdução
Cronologia
1 A consciência como problema da psicologia do comportamento (1925)
2 A ciência psicológica (1928)
3 Aulas de psicologia do desenvolvimento (1928)
4 Sobre o plano de trabalho de investigação científica a respeito da pedologia das minorias nacionais (1929)
5 O refazimento socialista do ser humano (1930)
6 Sobre os sistemas psicológicos (1930)
7 Sobre o problema da psicologia da esquizofrenia (1933)
8 O fascismo na psiconeurologia (1934)
9 Sobre a questão do desenvolvimento dos conceitos científicos na idade escolar: experiência de construção de uma hipótese de trabalho (1934)
10 O problema do desenvolvimento e da desagregação das funções psíquicas superiores (1934)

 

Organização, tradução, introdução e notas:

 

Liev Semiónovitch Vigotski (1896-1934)

Estudou Direito na Universidade de Moscou, além de História e Filosofi a na Universidade do Povo de Chaniávski (1913-1916). Uma de suas primeiras realizações no campo da psicologia foi a obra Psicologia da arte (1925), a qual lhe serviu como tese de doutorado. De 1924 a 1934, agregou em seu entorno uma rede informal de pesquisadores que o acompanharam em suas arrojadas pretensões de refundar a psicologia sobre bases marxistas.

Priscila Marques
Professora do curso de russo da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e licenciada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre e doutora em Literatura e Cultura
Russa pela Faculdade de Filosofi a, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). Realiza pesquisas na área de literatura e cultura russa, com ênfase na psicologia da arte de L. S. Vigotski e traduções de literatura russa.

Gisele Toassa
Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru), fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo (US-Bauru), mestre em Educação pela Unesp (Marília) e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP (São Paulo). É professora associada da Universidade Federal de Goiás.