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PROLEC–SE–R

Provas de Avaliação dos Processos de Leitura - Ensino Fundamental II e Médio

Fernando Cuetos; David Arribas; José Luis Ramos
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Material não restrito a psicólogos

 

Descrição

O PROLEC-SE-R é um instrumento para avaliar e detectar as dificuldades de leitura de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (11 a 15 anos) e 1º ao 3º ano do Ensino Médio (15 a 18 anos). É composto de 13 provas e seu objetivo é explorar os processos e subprocessos que interferem na leitura a fim de identificar os casos de dificuldades em sua aprendizagem, e quais os processos responsáveis por essas dificuldades.

Sua aplicação permite obter informações sobre os três processos básicos da leitura: os processos léxicos, sintáticos e semânticos. Mais especificamente, permite avaliar a dificuldade em um ou mais destes processos e, caso contrário, avaliar o nível de habilidade de leitura (baixo, médio ou alto) em comparação com outras pessoas do mesmo ano escolar.​

 

Público-Alvo

Escolares do 6° ao 9°ano do Ensino Fundamental II e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

 

Aplicação

  • Provas 1 a 6 – individual ou coletiva (40 minutos)
  • Provas 7 a 13 – individual (40 minutos)

 

Material

  • Manual
  • Cadernos de estímulos - Provas 1 a 6
  • Caderno de estímulos - Provas 7 a 13
  • Folhas de respostas rastreio
  • Folhas de respostas e anotações
  • Crivo de correção

 

Contexto

Clínico, escolar e neuropsicológico.

 

Normatização

No total, foram realizadas 746 avaliações em estudantes entre 11 e 18 anos (média = 14,1; DP = 2,0), procedentes de dez centros educativos, com porcentagens equilibradas em relação ao tipo de centro (público e particular), e com uma quantidade de casos por ano escolar razoável para a construção da classificação normativa.

 

 

Adaptação brasileira

 

Adriana Marques de Oliveira

Fonoaudióloga, graduada pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FFC/Unesp (Marília-SP); pós- doutora em fonoaudiologia (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mestre e doutora em Educação pela FFC/Unesp (Marília-SP). Especialista em Linguagem e Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CRFa); pesquisadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (Lida); e integrante do Grupo de Pesquisa “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade” do CNPq.

 

Simone Aparecida Capellini 

Fonoaudióloga. Professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP, Marília (SP). Membro do Collegio dei Docenti del Corso di Dottorato in Formazione, Patrimonio Culturale e Territori presso l’Università di Macerata, Macerata, Itália. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia – FFC/UNESP – Marília (SP). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade”. Coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia Educacional da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), gestões 2017-2019 e 2020-2022.