X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

Pesquisa Teórica em Psicologia - Aspectos Filosóficos e Metodológicos

Carolina Laurentis; Carlos Eduardo Lopes; Saulo de Freitas Araujo
Ocultar subprodutos

ISBN:  978-85-85439-25-5

* 167 páginas 

 

BAIXE O 1º CAPÍTULO GRATUITO

 

Pesquisa Teórica em Psicologia - Aspectos Filosóficos e Metodológicos 

Uma das peculiaridades da formação do psicólogo é a necessidade de lidar com a diversidade de teorias e sistemas em psicologia. Essa pluralidade lança o desafio de reconhecer a irredutibilidade das diferentes formas de compreensão dos fenômenos psicológicos, bem como de buscar clareza sobre o desenvolvimento histórico e os compromissos filosóficos que sustentam essa diversidade. Esse esclarecimento pode ser alcançado por meio da pesquisa teórica, entendida como uma das principais maneiras de produção de conhecimento em história e filosofia da psicologia.

Contudo, a pesquisa teórica ainda é vista de forma reticente na psicologia. Um dos motivos dessa desconfiança é a falta de clareza acerca de sua própria definição, bem como de seus procedimentos metodológicos. Além disso, o ensino das habilidades básicas de pesquisa em psicologia geralmente toma como modelo a pesquisa empírica, tratando a pesquisa teórica como uma pseudopesquisa.

Assim, o livro pretende trazer ao menos três contribuições para a área de psicologia: dar maior visibilidade às pesquisas teóricas, destacando suas potencialidades e especificidades metodológicas; fornecer material para o ensino de habilidades de pesquisa em psicologia, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação; e auxiliar no reconhecimento da pesquisa teórica como uma forma legítima de produção de conhecimento em psicologia.

  

Sumário

1. Relações entre pesquisa teórica e pesquisa empírica em psicologia

2. Metodologia da pesquisa conceitual em psicologia

3. Fontes de confusão conceitual na psicologia

4. A integração entre a história da psicologia e a filosofia da psicologia como programa de pesquisa teórica

5. A investigação histórica de teorias e conceitos psicológicos: breves considerações metodológicas

6. Biografia científica e pesquisa teórica da historiografia da psicologia

 

 

Depoimento

 

"A discussão metodológica que é proposta era uma publicação em falta na nossa língua. Foi importantíssimo para a minha dissertação"

Comentário da Amazon - Cliente não identificado

 

Autores 

 

Carolina Laurentis 

Psicóloga, doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos e professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

 

Carlos Eduardo Lopes

Psicólogo, doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos e professor do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

 

Saulo de Freitas Araujo 

Psicólogo, doutor em Filosofia pela Universidade de Campinas/ Leipzig e professor do Departamento de Psicologia da Universidade de Juiz de Fora.