X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

Pare e pense

Um programa para promoção de funções executivas em escolares, essencial para profissionais da educação

Cristiane Marx Flor, Fernanda Tebexreni Orsati, Elizeu Coutinho de Macedo
Ocultar subprodutos

Descrição:

O Programa Pare e Pense é uma inovadora iniciativa voltada para o aprimoramento das Funções Executivas em escolares. Este programa abrange uma variedade de habilidades cruciais para o processo de aprendizagem, como a capacidade de pensar antes de agir, resolver problemas sob diferentes perspectivas, organizar ideias e atividades, lidar com imprevistos, aplicar estratégias de memorização e conectar informações, além de incentivar a revisão de erros e posições, manter um foco atento nas atividades, tomar decisões e promover a autonomia.

 

Público-Alvo:

O Programa Pare e Pense é especialmente destinado a educadores, professores do 5º ano do ensino fundamental. Contudo, sua flexibilidade permite a adaptação para alunos de outros níveis escolares e seu uso em configurações clínicas individuais. Além disso, o programa é valioso para psicopedagogos, psicólogos, neuropsicólogos e todos os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes enfrentando desafios no desenvolvimento das funções executivas.

 

Contexto:

No contexto em constante evolução de hoje, a capacidade de aprender a aprender é essencial. O Programa Pare e Pense se destaca como uma resposta educacional à necessidade de fortalecer as Funções Executivas. Baseado em pesquisas abrangentes sobre funções executivas e adaptado com cuidado à realidade brasileira, esse programa representa um novo paradigma de ensino que combina o currículo regular com estratégias para aprimorar essas funções.

Autores:


Cristiane Marx Flor
Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP, com período sanduíche na Universidade de Syracuse, NY. Mestre em Neurociência Aplicada à Educação e Estudos da Criança pela Universidade de Leiden, Holanda. Especialista em Neuropsicologia pela FM-USP e em Psicologia Genética Construtivista pela UFRGS. Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein (PEI I, II e III) com certificação pelo ICELP (Israel).

Fernanda Tebexreni Orsati
Fernanda é Ph.D. em Educação Especial e Inclusiva e Pós Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento. Atualmente ela atua na clínica particular, é Diretora do Instituto Inclusive Todos e professora do curso de Pós Graduação em Psicopedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em sua prática e pesquisa, Fernanda combina ensino, preparação de professores, pesquisa, consultoria a escolas e trabalho na comunidade. Ela tem experiência na área de psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação alternativa, suporte a comportamento, autismo e outras deficiências, educação inclusiva e treinamento de pais.

Elizeu Coutinho de Macedo
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da Academia Paulista de Psicologia (cadeira 32). Foi presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 2008 a 2018 e presidente do Comitê de Ética em Pesquisa (2008-2016) da mesma universidade.