X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?

OPD-2 - Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado

OPD Task Force (Org.)
Ocultar subprodutos

ISBN: 978-85-85439-38-6

* 477 páginas

  

BAIXE O 1º CAPÍTULO GRATUITO

 

OPD-2 - Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado

Manual de diagnóstico e plano de tratamento

 

Com o objetivo de ampliar e unificar a classificação diagnóstica baseada em sintomas, surgiu na década de 90, na Alemanha, um grupo de psicólogos e psiquiatras que desenvolveu um novo protocolo para o diagnóstico clínico. E foi a partir deste protocolo que criou-se o OPD.

Este sistema busca fazer a diferenciação profunda e individualizada dos pacientes, sem desprezar o diagnóstico noológico. É um método de avaliação desenvolvido para facilitar o diagnóstico clínico, o planejamento do tratamento e o prognóstico do caso.

Atualmente ele é muito utilizada na Alemanha e na Suíça, tanto por instituições públicos, quanto privadas, a fim de contemplar um sistema único para tratamentos psiquiátricos e psicológicos. 

O sistema OPD é baseado em quatro eixos psicodinâmicos e um eixo descritivo. São eles:

  • Eixo I: Vivência da doença e pré-requisitos para o tratamento;
  • Eixo II: Relações interpessoais;
  • Eixo III: Conflito - Descrição de acordo com sete conflitos específicos;
  • Eixo IV: Estrutura - Avaliação de oito dimensões específicas;
  • Eixo V: Transtornos mentais e psicossomáticos (em conjunto com o capítulo V
    (F) da CID-10 ou do DSM-IV/DSM-5).

Principais vantagens:

  • Proporciona melhor compreensão das fases de tratamento;
  • Ajuda a estabelecer o foco circunstancial do tratamento;
  • Possibilita avaliar e indicar a terapêutica subsequente;
  • Permite que o profissional avalie objetivamente as mudanças do paciente (follow-up).

 

Sumário

1. Fundamentos teóricos

2. Experiências e resultados empíricos do OPD-1

3. Operacionalização dos eixos de acordo com o OPD-2

4. Aplicação dos eixos segundo o OPD-2

5. A entrevista do OPD-2

6. Exemplo de caso clínico: “Expulsa do paraíso”

7. Seleção do foco e planejamento do tratamento

8. Medindo a mudança por meio do OPD

9. Áreas de aplicação e garantia de qualidade

10. Formação continuada e estudos de pós-graduação (com lista de endereços de centros de treinamentos)

11. Diagnóstico Psicodinâmico Operacionalizado-2

Autor

OPD Task Force (Org.)

 

Tradução e Revisão Técnica

 

Dr. André Goettems e equipe

Graduado em Psicologia, Pós-Doutorado em Psicologia pela PUCRS, Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É especialista em psicoterapia e avaliação psicodiagnóstica. Atualmente, atua como supervisor titular do Contemporâneo: Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade (CIPT). Além disso, é pesquisador associado do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Suas expertises incluem os seguintes tópicos: psicoterapia, psicanálise, psicopatologia, avaliação psicológica, depressão e transtornos do humor, e delineamentos e metodologias para estudos de efetividade de tratamentos psicológicos e psiquiátricos. É parecerista de diversas revistas científicas da área da Psicologia e da Psiquiatria. Além disso, é colaborador da Rede Cochrane, coordenando o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicoterapia e Saúde Mental Baseada em Evidências. Também é membro associado da Society for Psychotherapy Research e de seu Capítulo Latinoamericano. Áreas em que atua/leciona/pesquisa: - Avaliação Psicológica - Psicologia Clínica - Psicopatologia - Epistemologia psicológica - Psicoterapia Psicodinâmica/Psicanalítica - Psicanálise - Depressão e Transtornos do Humor - Psicodiagnóstico - Psicopatologia da Infância e Adolescência - Clínica Psicanalítica - Psicometria - Metodologia de Pesquisa - Estatística Aplicada à Psicologia - Pesquisa em Psicologia Clínica.

 

Dr. Rui Aragão Oliveira e equipe.

Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP). Membro da Associação Psicanalítica Internacional (IPA) e membro efetivo e analista didata da SPP. Exerceu a atividade de docência universitária no ensino público (Universidade de Évora) e privado (Instituto Superior de Psicologia Aplicada). Dirigiu a Revista Portuguesa de Psicanálise (2012-2015), foi membro da comissão editorial do Psychoanalysis Today e pertence ao comitê de assessores do Livro Anual de Psicanálise (edição em língua portuguesa). Autor de um vasto número de artigos em psicanálise, publicados em revistas científicas da especialidade, entre os quais se destacam os temas relacionados com a masculinidade e a função paterna. Tem três livros publicados sobre psicologia clínica e reabilitação física.