Acessar
Você ainda não tem uma conta?
Cadastre-se agora.ISBN: 978-65-990257-4-7
*384 páginas
BAIXE AQUI O 1º CAPÍTULO GRATUITAMENTE
O Escolar
Desenvolvimento Humano no Ciclo da Vida
Nesta obra, os autores contextualizam a criança escolar nos ambientes diversos, os sintomas que podem surgir e como abordá-los de uma forma prática e atual. A criança em idade escolar é aquela que já apresenta avanços consideráveis no desenvolvimento da cognição, motricidade, linguagem e regulação emocional.
Profissionais experientes tecem comentários sobre problemas atuais e informam, dentro do melhor que a literatura científica sugere, como abordar a criança dessa faixa etária de forma a evitar déficits e aprimorar a trajetória de seu desenvolvimento, otimizando o capital mental do indivíduo e da sociedade.
Conheça a obra 'O pré-escolar', da coleção 'Desenvolvimento Humano no Ciclo da Vida'
Sumário
Introdução
Parte 1 - Aspectos gerais
1. Crianças em idade escolar: atualidades
2. Desenvolvimento das funções executivas, comportamento motor e
habilidades socioemocionais na idade escolar
3. Avaliação multidimensional do escolar
4. Educando mães, educando gerações
5. O papel da nutrição no desenvolvimento do escolar
6. Inteligência: superdotação e deficiência intelectual
7. O aprendizado da leitura e da escrita
8. O aprendizado da Matemática
9. A formação da identidade de aprendiz
Parte 2 - Sobre a escola para o escolar
10. Transição para o ensino fundamental: o que muda na escola?
11. Uma escola para todos: o foco nas diferenças individuais
12. Atividade física e desempenho escolar
13. Quando o escolar não aprende Matemática: cognição numérica e
discalculia
14. Quando o escolar não aprende a leitura
15. Novas tecnologias na educação
Parte 3 - Sobre o escolar com demandas clínicas
16. Quando o escolar tem problemas de comportamento
17. Quando o escolar tem dificuldades em socializar
18. O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e o escolar
19. Quando o escolar apresenta dificuldades globais de
desenvolvimento
20. Quando o escolar se excede no uso de recursos eletrônicos
21. O desenvolvimento do escolar com doenças crônicas
22. Intervenções farmacológicas no escolar
23. Intervenções na família
24. Intervenções cognitivas e comportamentais na escola do novo
século – menos poesia e mais eficiência
Depoimentos
"O Escolar é um livro editado pela Profa. Débora Miranda (@debora.m.miranda) e pelo Prof. Leandro Malloy-Diniz (@malloydiniz) que apresenta o desenvolvimento típico da criança em idade escolar, os mecanismos para tornar esse processo saudável, os sintomas de situações de alerta e os principais fatores de risco observado ao desenvolvimento saudável.
Garanta a sua cópia, eu já tenho a minha!"
Alexandre Magno - Neuroscientista, Doutor em Medicina Molecular
"Livro muito bom. Excelente aquisição para quem trabalha com crianças".
Ana Cláudia Jacoub - Psicóloga
"Coisa mais linda!!! Ansiosa para ler! Malloy e Débora são sensacionais!!!"
Wanessa Paixão - Psicóloga - Portal Psic
Organizadores
Débora Marques de Miranda
Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pediatra pelo HC-UFMG/MEC. Mestre e doutora em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela UFMG. Coordenadora do Núcleo de Investigação do Transtorno da Impulsividade e do Déficit de Atenção (NITIDA/HC-UFMG). Professora adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.
Leandro Fernandes Malloy-Diniz
Psicólogo e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela UFMG. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos programas de pós-graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na FM-UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia nos biênios 2012-2013 e 2014-2015.