X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

O Escolar

Débora Marques de Miranda; Leandro Fernandes Malloy-Diniz
Ocultar subprodutos

ISBN: 978-65-990257-4-7

*384 páginas

 

BAIXE AQUI O 1º CAPÍTULO GRATUITAMENTE

 

O Escolar

Desenvolvimento Humano no Ciclo da Vida 

 

Nesta obra, os autores contextualizam a criança escolar nos ambientes diversos, os sintomas que podem surgir e como abordá-los de uma forma prática e atual. A criança em idade escolar é aquela que já apresenta avanços consideráveis no desenvolvimento da cognição, motricidade, linguagem e regulação emocional. 

Profissionais experientes tecem comentários sobre problemas atuais e informam, dentro do melhor que a literatura científica sugere, como abordar a criança dessa faixa etária de forma a evitar déficits e aprimorar a trajetória de seu desenvolvimento, otimizando o capital mental do indivíduo e da sociedade.

 

Conheça a obra 'O pré-escolar', da coleção 'Desenvolvimento Humano no Ciclo da Vida'

 

Sumário

 

Introdução

 

Parte 1 - Aspectos gerais

 1. Crianças em idade escolar: atualidades

 2. Desenvolvimento das funções executivas, comportamento motor e

habilidades socioemocionais na idade escolar

 3. Avaliação multidimensional do escolar

 4. Educando mães, educando gerações

 5. O papel da nutrição no desenvolvimento do escolar

 6. Inteligência: superdotação e deficiência intelectual

 7. O aprendizado da leitura e da escrita

 8. O aprendizado da Matemática

 9. A formação da identidade de aprendiz 

 

Parte 2 - Sobre a escola para o escolar

 10. Transição para o ensino fundamental: o que muda na escola?

 11. Uma escola para todos: o foco nas diferenças individuais

 12. Atividade física e desempenho escolar

 13. Quando o escolar não aprende Matemática: cognição numérica e

discalculia

 14. Quando o escolar não aprende a leitura

 15. Novas tecnologias na educação

 

Parte 3 - Sobre o escolar com demandas clínicas

 16. Quando o escolar tem problemas de comportamento

 17. Quando o escolar tem dificuldades em socializar

 18. O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e o escolar

 19. Quando o escolar apresenta dificuldades globais de

desenvolvimento

 20. Quando o escolar se excede no uso de recursos eletrônicos

 21. O desenvolvimento do escolar com doenças crônicas

 22. Intervenções farmacológicas no escolar

 23. Intervenções na família

 24. Intervenções cognitivas e comportamentais na escola do novo

século – menos poesia e mais eficiência

Depoimentos 

 

"O Escolar é um livro editado pela Profa. Débora Miranda (@debora.m.miranda) e pelo Prof. Leandro Malloy-Diniz (@malloydiniz) que apresenta o desenvolvimento típico da criança em idade escolar, os mecanismos para tornar esse processo saudável, os sintomas de situações de alerta e os principais fatores de risco observado ao desenvolvimento saudável.

Garanta a sua cópia, eu já tenho a minha!"

Alexandre Magno - Neuroscientista, Doutor em Medicina Molecular

 

"Livro muito bom. Excelente aquisição para quem trabalha com crianças".

Ana Cláudia Jacoub - Psicóloga

 

"Coisa mais linda!!! Ansiosa para ler! Malloy e Débora são sensacionais!!!"

Wanessa Paixão - Psicóloga - Portal Psic

 

 

Organizadores

 

Débora Marques de Miranda

Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pediatra pelo HC-UFMG/MEC. Mestre e doutora em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela UFMG. Coordenadora do Núcleo de Investigação do Transtorno da Impulsividade e do Déficit de Atenção (NITIDA/HC-UFMG). Professora adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. 

 

Leandro Fernandes Malloy-Diniz

Psicólogo e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela UFMG. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos programas de pós-graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na FM-UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia nos biênios 2012-2013 e 2014-2015.