X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

Teste de Nomeação de Estímulos Alternados

NOMEA

Amanda Douat Cardoso, Elizeu Coutinho de Macedo

Descrição

A nomeação de estímulos alternados é de­finida como a habilidade de nomear, o mais rápido possível, estímulos de diferentes categorias semântica que estão visualmente

apresentados os integrando com suas representações verbais e fonológicas. Este tipo de tarefa indica quão rápido se dá a integração de processos visuais linguísticos, atencionais

e executivos, fornecendo então uma das medidas mais sensíveis para diferenciação entre bons e maus leitores.

O Teste de Nomeação de Estímulos Alternados NOMEA visa estimar a habilidade do examinando em ver estímulos visuais de diferentes categorias semânticas e nomeá-los de

forma seriada, acurada e rápida. Assim, o NOMEA apresenta uma medida relevante para a identifi­cação precoce de riscos de di­ficuldades em leitura e aprendizado em crianças,

bem como para avaliar processos vinculados à fluência de nomeação e de leitura, assim possibilitando o uso como instrumento diagnóstico.

É um teste individual dividido em 3 subtestes - NOMEA-CO (cores e objetos), NOMEA-LN (letras e números) e NOMEA-LNC (letras, números e cores) – com 10 estímulos de treino

e 50 estímulos de teste em cada, sua aplicação não possui limite de tempo, mas em geral dura em torno de 10 minutos. É adequado para crianças de ambos os sexos, entre

6 e 14 anos de idade, estudantes de escola pública ou privada. Recomenda-se que sua aplicação seja realizada em uma única sessão com ambiente propício, ou seja, com

privacidade, iluminação e níveis sonoros adequados. É um teste multidisciplinar que pode ser aplicado por profissionais da saúde ou da educação

Objetivo

O Teste de Nomeação de Estímulos Alternados (NOMEA) visa avaliar a capacidade do indivíduo de reconhecer e nomear com precisão e rapidez símbolos visuais de categorias semânticas distintas. Essa habilidade

é crucial para a detecção precoce de possíveis dificuldades de leitura em crianças, além de fornecer insights sobre os processos subjacentes à fluência de nomeação

e leitura, que são componentes essenciais do sistema de recuperação de palavras. Além disso, o NOMEA também pode ser utilizado como uma ferramenta de

diagnóstico. O teste é composto por três subtestes distintos: nomeação de cores e objetos, nomeação de letras e números, e nomeação de letras, números e cores em conjunto.

Público-alvo

O instrumento é destinado a crianças e adolescentes

entre os 6 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas ou particulares.

Amostra

A amostra brasileira foi composta por crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos, com 54,4% de meninos e 45,6% de meninas. A maioria dos participantes estava no Ensino Fundamental I (84,1%), enquanto

15,9% estavam no Ensino Fundamental II. Quanto ao tipo de escola, a maioria dos participantes frequentava escolas particulares (84%), com 16% provenientes de escolas públicas.

Validade

Para obtenção de evidências de validade, são apresentados estudos de validade convergente. A validade convergente foi estabelecida a partir da análise de correlações

entre as medidas de inteligência, linguagem oral, leitura, escrita e velocidade de processamento. Correlações com teste de inteligência variaram cerca de 0,3, com

testes de linguagem de 0,24 a 0,81, testes de leitura de 0,12 a 0,54, testes de escrita de 0,25 a 0,51 e velocidade de processamento de 0,14 a 0,64.

Administração

O NOMEA é um instrumento de desempenho e deve ser administrado individualmente. Não há limite de tempo de aplicação, mas leva em média 10 minutos para

ser concluído. Recomenda-se que seja administrado em uma única sessão, em um ambiente com privacidade,

iluminação e luminosidade adequados, onde a criança se sinta confortável para realizar as tarefas.

Contextos e propósitos

O NOMEA pode ser utilizado em contextos educacionais e clínicos, na detecção de déficits primários na leitura e escrita através de tarefas que envolvam maior

complexidade cognitiva e exijam maior controle executivo do avaliando.

Normas

As normas do NOMEA são apresentadas em percentil para a amostra completa, fornecendo escores tanto para o tempo de nomeação quanto para o número de erros. A pontuação do teste é calculada manualmente.