X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?

Métodos projetivos nos contextos de avaliação psicológica volume 2

Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana Ribeiro, Silvana Alba Scortegagna
Ocultar subprodutos
Sinopse: Organizado por membros do Grupo de Trabalho Métodos Projetivos nos Contextos de Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (Anpepp), os volumes da obra Métodos projetivos nos contextos de avaliação psicológica visam explorar e aperfeiçoar a validade, a confiabilidade e a relevância desses métodos em diversos contextos. Este segundo volume, “Métodos projetivos aplicados aos contextos jurídico e social”, reúne pesquisas de diversos especialistas nacionais que abordam a aplicação rigorosa e ética dos métodos projetivos nos contextos jurídico e social. Esses instrumentos contribuem para decisões judiciais mais embasadas e para a formulação de estratégias de assistência e encaminhamento dos indivíduos avaliados. O conteúdo deste volume não apenas revisita fundamentos importantes, mas também instiga reflexões e práticas inovadoras, tornando-se uma referência valiosa para todos os interessados a compreender a subjetividade humana nos contextos jurídico e social. Com uma abordagem abrangente e atualizada, este livro é leitura essencial para estudantes de Psicologia, profissionais da avaliação psicológica e pesquisadores interessados no impacto e na aplicabilidade dos métodos projetivos nos contextos jurídico e social.

Sobre as autoras:

Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo

Graduada em Psicologia, mestra e doutora em Psicologia Clínica e livre-docente em Psicopatologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada III do Instituto de Psicologia (IP) da USP. Membro da Academia Paulista de Psicologia (Cadeira 23) e da Red Global de Práctica Clínica (RGPC) (Rede Global de Prática Clínica) da Organização Mundial da Saúde. Membro do Conselho do Departamento de Psicologia Clínica e da Congregação, coordena o Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social do IPUSP (Apoiar).

Rosangela Kátia Sanches Mazzorana Ribeiro

Graduada em Psicologia pela Universidade de Cuiabá (Unic), mestra em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-doutoranda em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP). Professora associada do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Coordenadora do GT 29 – Métodos Projetivos nos Contextos da Avaliação Psicológica – da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp) – gestão 2024/2026. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Avaliação Psicológica (Lepap/UFMT).

Silvana Alba Scortegagna

Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mestra em Educação pela UPF, doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF), com período de estágio na Universidade de Salamanca (Usal), na Espanha, e pós-doutorado pela USF e pela Universidade de Denver (DU), nos Estados Unidos. Professora titular do curso de Psicologia e do Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em Envelhecimento Humano da UPF. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas e Práticas Interdisciplinares em Avaliação e Intervenção Psicológica (LAPSi/UPF). Membro do GT 29 – Métodos Projetivos nos Contextos da Avaliação Psicológica – da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp).