Acessar
Você ainda não tem uma conta?
Cadastre-se agora.Material restrito a psicólogos
Descrição
O TAVIS‑4 é um teste computadorizado de fácil manipulação, que avalia três dimensões atencionais em três diferentes tarefas, sendo estas:
- Seletividade: Refere‑se à habilidade de focalizar em estímulos relevantes, na presença de estímulos distratores, e selecionar a informação para processamento consciente;
- Alternância: Refere‑se à capacidade de mudar o foco de atenção entre tarefas com demandas cognitivas diferentes.
- Sustentação: Envolve a capacidade de manter a atenção ao longo do tempo. É a capacidade de sustentar uma resposta comportamental consistente durante uma atividade contínua.
O instrumento utiliza-se das seguintes medidas para avaliar o desempenho do sujeito nas tarefas: Tempo Médio de Reação, Erros por Omissão e Erros por ação, considerando os resultados do avaliando durante o teste.
Público Alvo
Crianças de 6 anos a adolescentes de 17 anos e 11 meses de idade, com escolaridade entre o 1º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio.
Contexto
O TAVIS‑4 pode ser utilizado em avaliações do desenvolvimento, clínica e no contexto escolar a fim de investigar os processos atencionais visuais ao longo dos anos do desenvolvimento, desde a infância até a adolescência.
Como apresenta normas considerando a idade e sexo, o instrumento é um recurso adicional para avaliação nas investigações clínicas que incluem problemas de atenção, contribuindo para identificação de prejuízos em aprendizagem e comportamentais, dependentes de processos atencionais.
Aplicação
Para que o examinando possa ser avaliado corretamente sem o risco de invalidação, além de seguir os padrões de aplicação e instrução, é essencial que as condições do ambiente e equipamento sejam adequadas.
A coleção completa do TAVIS‑4 compreende o manual e um pen drive, que possibilita a instalação do instrumento em até 5 dispositivos diferentes.
A configuração mínima necessária para instalação e funcionamento do TAVIS‑4 (versão Windows) consiste em:
- sistema operacional: Windows 8 ou superior
- pode ser utilizado em laptop ou desktop
- aproximadamente 10 MB de espaço livre no HD
- porta de leitura para USB
- resolução 640 x 480 pixels para o monitor de 14 ou 15 polegadas
* Para quem utiliza o sistema IOS, sugere-se o uso de programas que executem o sistema Windows dentro do MAC.
Para iniciar a instalação basta inserir o pen drive na entrada USB do computador e seguir as instruções do manual.
Todas as tarefas do TAVIS‑4 são precedidas por um período para treino. Este permite que o examinador verifique se o indivíduo entendeu adequadamente as instruções da tarefa.
O tempo total para aplicação do instrumento é em torno de 15 minutos para crianças de 6 a 11 anos e de 20 minutos para adolescentes a partir de 12 anos de idade.
Normatização
O grupo normativo foi composto de 631 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos num período de 2 anos. O recrutamento e a avaliação ocorreram em 3 estabelecimentos de ensino da cidade do Rio de Janeiro, de forma voluntária e gratuita, sendo o teste realizado por aplicadores treinados em testes neuropsicológicos.
A divisão de faixas etárias foi determinada levando‑se em consideração as diferenças de desempenho. As idades com desempenhos semelhantes permaneceram num mesmo grupo.
Foi também realizada uma avaliação informal do comportamento durante a aplicação, sendo os dados relevantes anotados para posterior consideração (para analisar um resultado em determinada tarefa do teste ou para corroborar os achados de desatenção, por exemplos). Essa conduta é de crucial importância quando esse tipo de função é avaliada.
Depoimentos
"Seu autor principal, pioneiro da neuropsicologia brasileira é o psiquiatra Prof. Dr. Paulo Mattos. Um dos maiores pesquisadores sobre transtornos que envolvem prejuízos na atenção, Paulo Mattos desenvolveu o TAVIS para facilitar a atividade de clínicos e pesquisadores, preocupando‑se fundamentalmente com a aplicabilidade da ferramenta. A verão atual da tarefa conta ainda com a preciosa participação do Neuropsicólogo Prof. Dr. Neander Abreu, que tem a excelência em usar a psicometria para fins clínicos, o que potencializa tanto a validade interna quanto a externa desse instrumento".
Leandro Fernandes Malloy‑Diniz - Neuropsicólogo/realizou o prefácio deste manual.
"Investir em bons instrumentos de avaliação faz toda diferença no resultado final do nosso trabalho enquanto profissionais da área da neuropsicologia. Hoje é dia de TAVIS4, uma ferramenta totalmente informatizada e atualizada ao que se propõe".
Bruna Bona - Neuropsicóloga
Autor
Paulo Mattos
Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador da Disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFRJ (2005 até o presente). Pesquisador do Instituto Dor de Pesquisa e Ensino (2011 até o presente).