X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

CPM-RAVEN

Matrizes Progressivas Coloridas de Raven

J. Raven, J. C. Raven e J. H. Court. Adaptadores: Jonas Jardim de Paula, Carlos Guilherme Maciel Furtado Schlottfeldt, Leandro Fernandes Malloy Diniz, Gisele Aparecida Alves Mizuta.
Ocultar subprodutos

Descrição

O Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (CPM) é considerado padrão ouro mundial na avaliação da inteligência geral. Foi elaborado para mensurar de maneira precisa e objetiva um componente central do Fator g de Spearman, a habilidade edutiva, isto é, a habilidade que permite aos indivíduos gerarem novos insights, principalmente não verbais, em situações confusas e já conhecidas; que permite ir além da informação dada para perceber o que não é imediatamente óbvio.

O CPM é um teste rápido e de fácil aplicação que, em geral é atrativo para os respondentes, em especial pela presença de estímulos coloridos e pouca necessidade de leitura ao longo da aplicação, o que o torna uma alternativa viável em situações nas quais existem muitas diferenças de linguagem não associadas com as habilidades avaliadas; como crianças que não entendem ou falam a língua nacional, com portadores de deficiências físicas, afasias, paralisia cerebral ou surdez, bem como aqueles que apresentam algum nível de comprometimento intelectual.

Composto por três partes: na parte A predomina a demanda por atenção aos detalhes visuais, na parte Ab, a capacidade de reconhecer e raciocinar em relações que incluem padrões e na parte B, alguns componentes de análise e raciocínio sobre relações entre estímulos não verbais constituem a principal demanda.

O manual apresenta estudos de caso como exemplo.

 

Público-Alvo

Crianças entre 05 a 11 anos e 11 meses de idade.

 

Contexto

Pode ser utilizado em avaliações clínicas e escolares ou em outros contextos nos quais se faça necessária a avaliação da inteligência e da habilidade edutiva.

 

Aplicação

Pode ser aplicado de maneira individual ou coletiva.

 

Material

01 Manual Técnico;

02 Cadernos de aplicação - Conjuntos A, Ab e B;

02 Blocos com 25 folhas de respostas;

01 Crivo de correção; Correção informatizada

 

Correção

Manual e informatizada

Autores:

J. Raven, J. C. Raven e J. H. Court.

 

Adaptadores:

Jonas Jardim de Paula, Carlos Guilherme Maciel Furtado Schlottfeldt, Leandro Fernandes Malloy Diniz, Gisele Aparecida Alves Mizuta.