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Descrição
A resiliência é um constructo associado a capacidade de enfrentamento e a superação de condições adversas. Tal concepção envolve a flexibilidade diante de situações-problema, retomada de equilíbrio emocional e funções internas após um período de excessivo estresse.
Considerando que a sociedade moderna tem solicitado, cada vez mais, maiores habilidades adaptativas em função das dificuldades e desafios experimentados, a resiliência vem ganhando importância em diferentes áreas do conhecimento.
Pensando nisso, esse instrumento foi desenvolvido com o objetivo de verificar a presença de indicadores de resiliência em crianças de 8 até 12 anos de idade.
Público-Alvo:
Crianças de 8 até 12 anos de idade.
Contexto
Clínico, Escolar e Hospitalar.
Aplicação
Individual e Coletiva
Tempo de aplicação: 25 até 40 minutos, aproximadamente.
Imagem do material
Normatização
Participaram deste estudo 461 crianças (223 participantes do sexo feminino e 238 participantes do sexo masculino), com idade entre 8 e 12 anos, sendo 413 alunos de escolas públicas e 48 de escola particular, localizadas em cidades da região metropolitana de Campinas e da Grande São Paulo.
Destes, 121 frequentaram, além da escola regular, um centro educacional de suporte familiar do tipo organização não governamental (ONG).
Autores:
Karina da Silva Oliveira
Psicóloga, mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Neurologia Aplicada à Neuropsicologia Infantil pela Universidade Estadual de Campinas. Professora adjunta do departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Comportamento e Cognição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Tatiana de Cassia Nakano
Psicóloga, mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, pós doutorado pela Universidade São Francisco e visiting scholar pela University of California - Berkeley. Docente do programa de pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.