X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

Manual prático de terapias cognitivo-comportamentais

Ilana Andretta, Margareth da Silva Oliveira
Ocultar subprodutos

Descrição:

Entre as diversas práticas da psicologia, a clínica tem sido, desde seus primórdios, a área com maior interesse e ênfase dos alunos nas graduações. São diversos os modelos que fundamentam e sustentam essa prática. As terapias cognitivo-comportamentais (TCC) destacam-se como um modelo de psicoterapia baseado na relação entre os processos cognitivos, experienciais e comportamentais, que vêm se desenvolvendo nos últimos anos, embasadas nas práticas baseadas em evidências.

O Manual Prático de Terapias Cognitivo-Comportamentais surge em decorrência do crescimento e avanço teórico-prático das TCCs. Esta obra objetiva auxiliar terapeutas iniciantes, bem como atualizar os mais experientes sobre como melhor atender seus pacientes. O livro, em seus capítulos iniciais, revisita os construtos teóricos e a epistemologia das TCCs.

Em seguida, os capítulos abordam como aplicar a prática em diversos contextos, contemplando diferentes populações na atualidade. Sob uma perspectiva psicoeducativa, eles trazem informações atualizadas sobre pesquisas e sobre cada tópico analisado, além de um resumo e questões norteadoras para facilitar a aprendizagem. Os autores dos capítulos são referências em suas áreas de atuação e trabalham com pesquisas sobre diversos temas. As organizadoras, fundamentadas em suas práticas como clínicas, professoras e pesquisadoras, visam fornecer aos leitores um material que certamente será útil em suas próprias práticas.

As terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) representam uma grande família de modelos psicoterápicos baseados em evidências, os quais compartilham aspectos comuns e divergências em suas bases teóricas, bem como na prática clínica. Os aspectos comuns estão nas estruturas de significado e nos processos de elaboração da informação, nos quais a percepção dos eventos (cognições) influencia e é influenciada pelas emoções e pelo comportamento. A ênfase no comportamento, na emoção ou na cognição caracteriza as principais diferenças teóricas e práticas entre esses vários modelos. Tais diferenças, no entanto, não impedem a sua utilização na clínica de forma integrada.

O Manual prático de terapias cognitivo-comportamentais representa uma demonstração do estado da arte da teoria e da prática das TCCs no Brasil. ... A obra oferece também informação atualizada sobre os avanços das TCCs, bem como dos seus variados modelos e de suas aplicações em diversos contextos. Os autores são reconhecidos em suas áreas de atuação, assim como as organizadoras, Margareth da Silva Oliveira e Ilana Andretta, sempre empenhadas em oferecer o que há de melhor na literatura cognitivo-comportamental. Este livro é recomendado a professores e pesquisadores na área das TCCs, assim como a graduandos e profissionais de saúde. Do Prefácio Eliane Mary de Oliveira Falcone Docento do programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS-Uerj).

 

Sumário:

1Antecedentes históricos e filosóficos das terapias cognitivo-comportamentais
Milton José Cazassa, Emanueli Ribeiro Benetton, Margareth da Silva Oliveira e Ilana Andretta
2. As terapias cognitivo-comportamentais na prática da psicologia baseada em evidências: resultados e desafios clínicos e acadêmicos
Tamara Melnik
3. A ênfase comportamental na prática clínica: contribuições e reflexões críticas para os psicoterapeutas
Angela Donato Oliva e Luisa Braga Pereira
4. Modelo cognitivo na terapia cognitivo-comportamental
Ilana Andretta, Isadora Rossa, Emanueli Ribeiro Benetton e Bianca Ledur
5. Terapia focada em esquemas
Margareth da Silva Oliveira, Felipe Gonçalves Ferronatto e Júlio César de Souza Ribeiro
6. Terapia da aceitação e compromisso: caminho para a experiência de uma vida plena e significativa
Ana Cristina Garcia Dias
7. Modelo da terapia comportamental dialética
Kátia Beal, Roberta Borghetti Alves e Wilson Vieira Melo
8. Terapia focada na compaixão
Maria Amélia Penido Sampaio e Francisco Leal Ximenes Souza
9. Terapia cognitiva processual 
Irismar Reis de Oliveira, Michella Lopes Velasquez e Renata Vieira
10. Avaliação psicológica na clínica cognitivo-comportamental
Fernanda Machado Lopes, Tatiana Araújo Bertulino da Silva, Antônio Gabriel Araújo Pimentel de Medeiros e Suely de Melo Santana
11. Conceitualização cognitiva
Fernanda Pasquoto de Souza, Camilla Volpato Broering, Paulo Renato Vitória Calheiros e Fabio Biasotto Feitosa
12. Terapia cognitivo-comportamental para transtornos psicóticos
Ricardo Franzin
13. Terapia cognitivo-comportamental para os transtornos depressivos  Viviane Cristina Janoni França, Patrícia de Cássia Carvalho Campos e Maycoln Leôni Martins Teodoro
14. Intervenções psicossociais baseadas em evidências para o tratamento de pessoas com o diagnóstico de transtorno bipolar
Luciano Dias de Mattos Souza, Karen Jansen, Pamela Espírito Santo Cardoso e Taiane de Azevedo Cardoso
15. Terapia cognitivo-comportamental para uso de substâncias
Laisa Marcorela Andreoli Sartes, Larissa Fernanda de Almeida, Davi Italo Souza Barbosa da Silva e Suely de Melo Santana
16. Terapias cognitivo-comportamentais para o tratamento da compulsão alimentar
Raquel de Melo Boff, Martha Wallig Brusius Ludwig, Ana Maria Pandolfo Feoli e Margareth da Silva Oliveira
17. Terapia cognitivo-comportamental no transtorno de ansiedade generalizada
Marcia Fortes Wagner, Fabio Biasotto Feitosa, Paulo Renato Calheiros e Ana Cristina Garcia Dias

Autores:


Ilana Andretta

Doutora em Psicologia pela PUCRS, com pós[1]doutorado pela Uerj. Coordenadora do grupo Intervenções Cognitivo-Comportamental: estudo e pesquisa (ICCep). Psicóloga clínica, professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pesquisadora nível 1D do CNPq.

Margareth da Silva Oliveira
Doutora em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Unifesp, com pós-doutorado pela University of Maryland. Pesquisadora nível 1B do CNPq, professora da PUC-RS e sócia-fundadora da FBTC. Membro da diretiva da Associação Latino[1]Americana de Psicologias Cognitivas ( ALAPCCO) (gestão 2023-2025)