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Manual de Reabilitação Funcional de Atividade de Vida Diária

Barbara Messenger & Nikki Ziarnek Lash & Associates Publishing Inc.
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Descrição:


O Manual de Reabilitação Funcional de Atividades de Vida Diária é uma ferramenta valiosa na estimulação positiva e na recuperação de indivíduos com alterações cognitivas ou lesões cerebrais. Além de ser uma opção de tratamento de baixo custo em comparação a outras intervenções, essas atividades contribuem para altas hospitalares bem-sucedidas e melhoram a qualidade de vida dos pacientes. O manual contém 49 tarefas de estimulação cerebral para atividades de vida diária, abrangendo áreas como higiene, organização, limpeza, segurança em casa, planejamento de refeições, entre outras.

As tarefas são descritas minuciosamente em formato de etapas ou passo a passo, visando permitir que os pacientes, mesmo com limitações, possam executar as atividades de forma mínima. O objetivo é promover a autonomia e independência do paciente, contribuindo para sua reabilitação neuropsicológica.

 

Sumário:

  • Instruções do Manual
  • Lista de higiene
  • Escovar os dentes
  • Fio dental
  • Pesquisa de higiene bucal
  • Lavar o cabelo
  • Tomar banho
  • Fazer a barba
  • Lavagem das mãos
  • Unhas das mãos limpas e saudáveis
  • Cuidados com as unhas dos pés
  • Pintar as unhas das mãos
  • Controle da medicação
  • Classificação de roupas para lavar
  • Lavar roupas
  • Dobrar roupas
  • Arrumar a cama
  • Costurando um botão
  • Segurança doméstica
  • Limpando o quarto
  • Limpando a casa
  • Dicas básicas na cozinha
  • Cuidados na cozinha
  • Usando equipamentos de cozinha
  • Segurança na cozinha
  • Quiz sobre segurança na cozinha
  • Prevenindo acidentes na cozinha
  • Lavar a louça
  • Preparação de alimentos
  • Medindo ingredientes para receitas
  • Preparando os ingredientes para uma receita
  • Programas de culinária
  • Alimentos disponíveis em casa
  • Plano semanal de refeições
  • Lista de compras no supermercado
  • Pagando as compras com cartão de crédito/débito
  • Dicas para preparar refeições
  • Preparando uma bebida
  • Preparando café
  • Aprendendo a cozinhar
  • Bolo de pacote
  • Crepioca
  • Torta de abobrinha

 

Público-Alvo:

- Este manual de reabilitação neuropsicológica destina-se a crianças, adolescentes, adultos e idosos com quadros neurológicos ou uma variedade de deficiências de desenvolvimento, abrangendo dificuldades sociais, cognitivas ou comportamentais.

 

Contexto:

- Atividades de reabilitação neuropsicológica são benéficas para a estimulação positiva de pessoas com alterações cognitivas ou lesões cerebrais, proporcionando tratamentos de baixo custo em comparação com outras intervenções. Auxiliam nas altas hospitalares e melhoram a qualidade de vida dos pacientes.

 

Aplicação da Intervenção:

- A aplicação pode ser realizada individualmente ou em pequenos grupos, dependendo da atividade proposta e das dificuldades do paciente. Profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e fisioterapeutas podem utilizá-lo. O manual também é útil para cuidadores e familiares, fornecendo instruções detalhadas passo a passo.

 

Instruções do Manual:

- Contém 49 tarefas de estimulação cerebral para atividades de vida diária, incluindo higiene, organização, limpeza, segurança em casa e planejamento de refeições. As tarefas são descritas minuciosamente para permitir que mesmo pacientes com limitações possam executá-las. O objetivo é promover a autonomia e independência dos pacientes, contribuindo para sua reabilitação neuropsicológica.

 

Validade:

- O manual passou por evidências de validade de conteúdo, apresentando alta concordância entre os juízes em relação à clareza e relevância das atividades. Todas as atividades tiveram coeficiente de validade de conteúdo individualmente avaliado, maior que 0,80.

Desenvolvido por

Barbara Messenger & Nikki Ziarnek Lash & Associates Publishing Inc.

Adaptado por

Tainá Rossi, psicóloga pela Faculdade Meridional (Imed), mestranda em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Raul Costa Mastrascusa, graduando em Psicologia da PUCRS, bolsista de iniciação científica do CNPq.

Sara Luísa Virissimo, graduanda em Psicologia da PUCRS, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probic) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Daiane de Oliveira Hausen, psicóloga pelo Centro Universitário Metodista (IPA), mestranda em Gerontologia Biomédica da PUCRS, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Camila Rosa de Oliveira, psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra em Psicologia Clínica e doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS, pós-doutorado em Psicologia pela PUCRS.

Tatiana Quarti Irigaray, psicóloga pela UFRGS, mestra e doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS, pós-doutorado em psicologia pela PUCRS.

Ilustrações 

Marco Antônio da Rocha