X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?

Jasper

Um modelo para crianças com autismo

Connie Kasari, PhD, Amanda C. Gulsrud, PhD, Stephanie Y. Shire, PhD, Christina Strawbridge
Ocultar subprodutos

ISBN:  9786550721565

Descrição


A intervenção precoce comportamental naturalista é um modelo extremamente atual e eficaz para crianças com transtornos do desenvolvimento. Desenvolvido por meio do trabalho com inúmeras crianças e famílias, este manual apresenta o modelo JASPER, que é centrado na construção e no desenvolvimento das habilidades sociais e lúdicas para favorecer o desenvolvimento global da criança por intermédio da evolução da atenção compartilhada, do engajamento e do brincar. O conteúdo teórico, bem como os relatos e os exercícios apresentados neste manual, levará você a compreender esse modelo, que faz parte das intervenções naturalísticas desenvolvimentistas comportamentais e que é baseado em evidências científicas.

Prefácio


Em meus primeiros anos como professora de bebês e crianças pequenas com deficiências, conheci uma menina com um conjunto perturbador de sintomas que hoje reconheço ser o transtorno do espectro autista (TEA). Na época, estávamos confusas com a inconsistência de suas habilidades e sua falta de interesse por nós. Por que ela parecia aprender algo novo em um dia e depois não demonstrava mais essa habilidade? E o mais confuso para nós era que ela não estava interessada em brincar com brinquedos ou se envolver com outras pessoas. Estávamos em 1982. Agora, como pesquisadora de autismo e professora de Desenvolvimento Humano e Psicologia e Psiquiatria na Uni[1]versidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), passei minha carreira aprendendo sobre as principais características do autismo e oferecendo intervenções para elas. Sempre me lembro dessa menina, da nossa falta de conhecimento na época e de como estávamos despreparadas para ajudá-la e a sua família. Felizmente, grande parte do cenário mudou desde aqueles primeiros dias de intervenção para crianças com autismo.

 

Sumário


Prefácio à edição brasileira 9
Prefácio 11

PARTE I – INTRODUÇÃO AO JASPER 17
1. O que é o JASPER? 19
2. Principais  31

PARTE II – ESTABELECENDO METAS 55
3. Aplicação da SPACE 57
4. Identificando habilidades dominadas e metas 87

PARTE III – PREPARANDO A SESSÃO 99
5. Introdução às rotinas JASPER 101
6. Preparando as rotinas JASPER 117
7. Preparando o ambiente JASPER 135
8. Estabelecendo os alicerces para o engajamento e a regulação 151

PARTE IV – JOGO  173
9. Imitando e modelando atos lúdicos 175
10. Estabelecendo a base 189
11. Expandindo as rotinas 201

PARTE V – COMUNICAÇÃO 225
12. Estratégias de comunicação 227
13. Programação para gestos e linguagem  241
14. Incorporando um dispositivo gerador de fala 265

Autores


Connie Kasari, PhD, é Distinguished Professor de Desenvolvimento Humano e Psicologia na Escola de Pós-Graduação em Educação e Estudos da Informação e professora distinta de Psiquiatria no Instituto Semel para a Neurociência e Comportamento Humano da Universidade da Califórnia, Los Angeles (Ucla). É membro fundadora do Centro de Pesquisa e Tratamento do Autismo da Ucla.

Amanda C. Gulsrud, PhD, é professora clínica associada da Divisão de Psiquiatria da Criança e do Adolescente da Escola de Medicina David Geffen da Ucla e diretora clínica da Clínica Multidisciplinar de Neurodesenvolvimento da Criança e do Adulto da Ucla. A Dra. Gulsrud é uma psicóloga clínica especializada em TEA e no desenvolvimento de intervenções comportamentais no decorrer da vida.

Stephanie Y. Shire, PhD, é professora assistente de Intervenção Precoce e Educação Especial na Primeira Infância na Faculdade de Educação da Universidade de Oregon. Seus objetos de pesquisa se concentram no desenvolvimento, na adaptação e na eficácia, no mundo real, de programas de intervenção para crianças com TEA e outros distúrbios do neurodesenvolvimento.

Christina Strawbridge é pesquisadora associada do Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da U. Strawbridge entrou para o Kasari Lab em 2012 e passa a maior parte do tempo escrevendo materiais de treinamento, manuais clínicos e sites sobre o JASPER. Ela desempenhou um papel fundamental na tradução do programa de treinamento presencial em instruções escritas sistematizadas.