Acessar
Você ainda não tem uma conta?
Cadastre-se agora.ISBN: 9786550721565
Descrição
A intervenção precoce comportamental naturalista é um modelo extremamente atual e eficaz para crianças com transtornos do desenvolvimento. Desenvolvido por meio do trabalho com inúmeras crianças e famílias, este manual apresenta o modelo JASPER, que é centrado na construção e no desenvolvimento das habilidades sociais e lúdicas para favorecer o desenvolvimento global da criança por intermédio da evolução da atenção compartilhada, do engajamento e do brincar. O conteúdo teórico, bem como os relatos e os exercícios apresentados neste manual, levará você a compreender esse modelo, que faz parte das intervenções naturalísticas desenvolvimentistas comportamentais e que é baseado em evidências científicas.
Prefácio
Em meus primeiros anos como professora de bebês e crianças pequenas com deficiências, conheci uma menina com um conjunto perturbador de sintomas que hoje reconheço ser o transtorno do espectro autista (TEA). Na época, estávamos confusas com a inconsistência de suas habilidades e sua falta de interesse por nós. Por que ela parecia aprender algo novo em um dia e depois não demonstrava mais essa habilidade? E o mais confuso para nós era que ela não estava interessada em brincar com brinquedos ou se envolver com outras pessoas. Estávamos em 1982. Agora, como pesquisadora de autismo e professora de Desenvolvimento Humano e Psicologia e Psiquiatria na Uni[1]versidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), passei minha carreira aprendendo sobre as principais características do autismo e oferecendo intervenções para elas. Sempre me lembro dessa menina, da nossa falta de conhecimento na época e de como estávamos despreparadas para ajudá-la e a sua família. Felizmente, grande parte do cenário mudou desde aqueles primeiros dias de intervenção para crianças com autismo.
Sumário
Prefácio à edição brasileira 9
Prefácio 11
PARTE I – INTRODUÇÃO AO JASPER 17
1. O que é o JASPER? 19
2. Principais 31
PARTE II – ESTABELECENDO METAS 55
3. Aplicação da SPACE 57
4. Identificando habilidades dominadas e metas 87
PARTE III – PREPARANDO A SESSÃO 99
5. Introdução às rotinas JASPER 101
6. Preparando as rotinas JASPER 117
7. Preparando o ambiente JASPER 135
8. Estabelecendo os alicerces para o engajamento e a regulação 151
PARTE IV – JOGO 173
9. Imitando e modelando atos lúdicos 175
10. Estabelecendo a base 189
11. Expandindo as rotinas 201
PARTE V – COMUNICAÇÃO 225
12. Estratégias de comunicação 227
13. Programação para gestos e linguagem 241
14. Incorporando um dispositivo gerador de fala 265
Autores
Connie Kasari, PhD, é Distinguished Professor de Desenvolvimento Humano e Psicologia na Escola de Pós-Graduação em Educação e Estudos da Informação e professora distinta de Psiquiatria no Instituto Semel para a Neurociência e Comportamento Humano da Universidade da Califórnia, Los Angeles (Ucla). É membro fundadora do Centro de Pesquisa e Tratamento do Autismo da Ucla.
Amanda C. Gulsrud, PhD, é professora clínica associada da Divisão de Psiquiatria da Criança e do Adolescente da Escola de Medicina David Geffen da Ucla e diretora clínica da Clínica Multidisciplinar de Neurodesenvolvimento da Criança e do Adulto da Ucla. A Dra. Gulsrud é uma psicóloga clínica especializada em TEA e no desenvolvimento de intervenções comportamentais no decorrer da vida.
Stephanie Y. Shire, PhD, é professora assistente de Intervenção Precoce e Educação Especial na Primeira Infância na Faculdade de Educação da Universidade de Oregon. Seus objetos de pesquisa se concentram no desenvolvimento, na adaptação e na eficácia, no mundo real, de programas de intervenção para crianças com TEA e outros distúrbios do neurodesenvolvimento.
Christina Strawbridge é pesquisadora associada do Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da U. Strawbridge entrou para o Kasari Lab em 2012 e passa a maior parte do tempo escrevendo materiais de treinamento, manuais clínicos e sites sobre o JASPER. Ela desempenhou um papel fundamental na tradução do programa de treinamento presencial em instruções escritas sistematizadas.