Acessar
Você ainda não tem uma conta?
Cadastre-se agora.Descrição
O Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes – IHSA é um instrumento de autorrelato, que permite avaliar o repertório de habilidades sociais dos adolescentes em dois indicadores: a frequência e a dificuldade com que reagem às diferentes demandas de interação social.
O IHSA permite a identificação de déficits e recursos em classes e subclasses das principais habilidades sociais requeridas na adolescência, junto a diferentes interlocutores e contextos. Em termos de contextos, temos as demandas próprias das relações familiares e escolares, de amizade, afetivo-sexuais, de lazer e de trabalho, como particularmente críticas nessa fase do desenvolvimento. Em termos de interlocutores, estão representadas as demandas para habilidades requeridas na relação com pais, irmãos, colegas, amigos, parceiros afetivo-sexuais, pessoas de autoridade (professor, chefe, religiosos etc.) e desconhecidos.
A interpretação do escore total e dos escores das subescalas é baseada na posição do respondente, em termos de percentis, comparativamente ao grupo de referência do mesmo sexo e faixa etária. As subescalas do IHSA são: Empatia, Autocontrole, Civilidade, Assertividade, Abordagem afetiva e Desenvoltura social.
Público-Alvo
Destina-se à população adolescente de 12 a 17 anos de idade.
Contexto
Psicologia Clínica, da Saúde, Escolar, Social, de Orientação Vocacional e Profissional, da Psicologia Forense, do Esporte, do Trânsito, na Neuropsicologia e Psicopatologia Clínica
Aplicação
Em lápis e papel, individual ou coletiva.
Material
A coleção completa inclui um manual e 5 Cadernos de Aplicação, 01 Bloco com 25 fichas de apuração feminino 12-13-14 anos; 01 Bloco com 25 fichas de apuração feminino 15-16-17 anos; 01 Bloco com 25 fichas de apuração masculino 12-13-14 anos; 01 Bloco com 25 fichas de apuração masculino 15-16-17 anos; 05 Correções informatizadas.
Correção
Manual ou informatizada (gratuita, mediante a compra do caderno de aplicação).
Autores:
Almir Del Prette
Graduado em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente, ele é professor titular voluntário nos programas de Pós-Graduação em Educação Especial e Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador nível I do CNPq. Suas áreas de pesquisa incluem habilidades sociais, competência social, assertividade, intervenção em grupo e desenvolvimento interpessoal. Almir publicou 137 artigos em periódicos especializados, 290 trabalhos em anais de eventos, 55 capítulos de livros e 23 livros. Além disso, orientou 23 dissertações de mestrado e 9 teses de doutorado.
Zilda Del Prette
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, com mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Ela também realizou um pós-doutorado na Universidade da Califórnia, focando em Psicologia das Habilidades Sociais. Zilda é professora titular na UFSCar, pesquisadora nível IA do CNPq e coordenadora de um grupo de trabalho sobre habilidades sociais na ANPEPP. Suas áreas de pesquisa abrangem habilidades sociais, competência social, assertividade, educação escolar, formação de professores e desenvolvimento interpessoal/socioemocional. Zilda publicou 163 artigos em periódicos especializados, 439 trabalhos em anais de eventos, 72 capítulos de livros e 29 livros. Ela também orientou 22 dissertações de mestrado e 21 teses de doutorado.