X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

IHSA

Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes

Almir Del Prette, Zilda A. P. Del Prette
Ocultar subprodutos

Descrição

O Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes – IHSA é um instrumento de autorrelato, que permite avaliar o repertório de habilidades sociais dos adolescentes em dois indicadores: a frequência e a dificuldade com que reagem às diferentes demandas de interação social.

O IHSA permite a identificação de déficits e recursos em classes e subclasses das principais habilidades sociais requeridas na adolescência, junto a diferentes interlocutores e contextos. Em termos de contextos, temos as demandas próprias das relações familiares e escolares, de amizade, afetivo-sexuais, de lazer e de trabalho, como particularmente críticas nessa fase do desenvolvimento. Em termos de interlocutores, estão representadas as demandas para habilidades requeridas na relação com pais, irmãos, colegas, amigos, parceiros afetivo-sexuais, pessoas de autoridade (professor, chefe, religiosos etc.) e desconhecidos.

A interpretação do escore total e dos escores das subescalas é baseada na posição do respondente, em termos de percentis, comparativamente ao grupo de referência do mesmo sexo e faixa etária. As subescalas do IHSA são: Empatia, Autocontrole, Civilidade, Assertividade, Abordagem afetiva e Desenvoltura social.

 

Público-Alvo

Destina-se à população adolescente de 12 a 17 anos de idade.

 

Contexto

Psicologia Clínica, da Saúde, Escolar, Social, de Orientação Vocacional e Profissional, da Psicologia Forense, do Esporte, do Trânsito, na Neuropsicologia e Psicopatologia Clínica

 

Aplicação

Em lápis e papel, individual ou coletiva.

 

Material

A coleção completa inclui um manual e 5 Cadernos de Aplicação, 01 Bloco com 25 fichas de apuração feminino 12-13-14 anos; 01 Bloco com 25 fichas de apuração feminino 15-16-17 anos; 01 Bloco com 25 fichas de apuração masculino 12-13-14 anos; 01 Bloco com 25 fichas de apuração masculino 15-16-17 anos; 05 Correções informatizadas.

 

Correção

Manual ou informatizada (gratuita, mediante a compra do caderno de aplicação).

Autores:

 

Almir Del Prette 
Graduado em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente, ele é professor titular voluntário nos programas de Pós-Graduação em Educação Especial e Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador nível I do CNPq. Suas áreas de pesquisa incluem habilidades sociais, competência social, assertividade, intervenção em grupo e desenvolvimento interpessoal. Almir publicou 137 artigos em periódicos especializados, 290 trabalhos em anais de eventos, 55 capítulos de livros e 23 livros. Além disso, orientou 23 dissertações de mestrado e 9 teses de doutorado.

Zilda Del Prette
Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, com mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Ela também realizou um pós-doutorado na Universidade da Califórnia, focando em Psicologia das Habilidades Sociais. Zilda é professora titular na UFSCar, pesquisadora nível IA do CNPq e coordenadora de um grupo de trabalho sobre habilidades sociais na ANPEPP. Suas áreas de pesquisa abrangem habilidades sociais, competência social, assertividade, educação escolar, formação de professores e desenvolvimento interpessoal/socioemocional. Zilda publicou 163 artigos em periódicos especializados, 439 trabalhos em anais de eventos, 72 capítulos de livros e 29 livros. Ela também orientou 22 dissertações de mestrado e 21 teses de doutorado.