X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

Intervenções em psicopedagogia Vol. 3

Intervenções em Psicopedagogia Vol. 3: teoria e prática baseada em relatos clínicos

Carolina Mattar Julien de Toledo Piza; Tais Morosi Lara Campos; Elizeu Coutinho de Macedo
Ocultar subprodutos

A coleção Intervenções em psicopedagogia: teoria e prática
baseada em relatos clínicos foi cuidadosamente elaborada com a finalidade de apresentar aspectos teóricos e práticos da clínica
psicopedagógica. Tem por objetivo expor os fundamentos
teóricos que embasam o trabalho do psicopedagogo nos
processos de avaliação e intervenção em diferentes contextos da
prática clínica. Para isso, são descritos de forma clara, mas não
superficial, estudos de casos que envolvem aprendizes da
pré-escola até a vida adulta, sob um olhar contemporâneo,
multidisciplinar e preventivo.


Grande ênfase foi dada à experiência prática dos autores no
âmbito clínico, e a obra é destinada a estudantes de
psicopedagogia, ao psicopedagogo clínico recém-formado, bem
como àqueles com mais experiência, que buscam um olhar
contemporâneo da área. Além disso, interessa a todos os
pro ssionais que trabalham com a interface saúde e educação,
visando repetir sobre a temática da aprendizagem e seus
desafios em diferentes contextos. Dessa forma, este primeiro
volume apresenta os fundamentos teóricos e históricos da
psicopedagogia, e descreve as etapas do processo e a articulação
da rede que está envolvida no processo terapêutico. Apresenta a
importância de práticas baseadas em evidências cientí cas, tais
como a relação da psicopedagogia com o modelo de Resposta à
Intervenção (Response to Intervention – RTI). Além disso, discute
a contribuição dos conhecimentos advindos da prática
psicopedagógica.

Sumário

Apresentação 
1. Tutoria como prática complementar à psicopedagogia
2. Da psicomotricidade à psicopedagogia – um entrelaçamento
necessário: estudo clínico
3. Jogos como instrumento de avaliação e intervenção em
psicopedagogia
4. Enriquecimento instrumental por meio dos jogos
5. Uso de jogos digitais na prática psicopedagógica
6. Diagnóstico psicopedagógico via teleatendimento: relato de caso
7. Teleatendimento na clínica-escola: uma experiência no período da
pandemia
8. Diagnósticos e mediações psicopedagógicos, em tempos de
pandemia, com foco no “estilo cognitivo-socioafetivo subjetivo”
Sobre os autores
Índice

 

Autores:


Carolina Mattar Julien de Toledo Piza

Graduada em psicologia. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-Dept. de Psicobiologia - 2009). Especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitiva. Instrutora de Mindfulness pela MTI. Foi Coordenadora e Diretora Técnica do Instituto ABCD até agosto de 2016. Pesquisadora do Grupo de Cognição do Dept. de Psicobiologia-UNIFESP. Atuou como pesquisadora e coordenadora do ambulatório de Distúrbio de Aprendizagem, do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (CPN/NANI).

 

Tais Morosi Lara Campos

Formação: Psicologia. Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie / 2021. Cidade de atuação: Itapira.

 


Elizeu Coutinho de Macedo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da Academia Paulista de Psicologia (cadeira 32).