X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

EPSUS-Ad

Escala de Percepção do Suporte Social - Adolescente

Makilim Nunes Baptista; Hugo Ferrari Cardoso
Ocultar subprodutos

Material restrito à psicólogos

 

Descrição

A escala de percepção do suporte social, versão adolescente, visa avaliar a forma como este público reconhece as suas relações sociais em termos de interação com seus pares, afetividade e resolução de problemas, auxiliando no reconhecimento das dificuldades relacionadas ao processo de tomada de decisões e enfrentamento de conflitos.

Seu objetivo é contribuir com o planejamento de estratégias de intervenção, possibilitando o acompanhamento evolutivo de cada caso, instrumentalizando o profissional a lidar com o conceito de suporte social na formação do jovem.

Principais Vantagens:

  • Permite prever potencial risco de desenvolvimento de transtornos mentais;
  • Identifica as variáveis necessárias para construção de estratégias de enfrentamento de problemas.

 

Público-Alvo

O instrumento é destinado a adolescentes de 12 a 17 anos.

 

Contexto

Clínico, Educacional e Institucional.

 

Aplicação

Pode ser aplicada tanto individual quanto coletivamente, em grupos de até 80 pessoas. Quando os grupos forem superiores a 20 pessoas, recomenda-se a presença de um auxiliar de pesquisa.

O tempo médio de aplicação é de 20 minutos, sendo aconselhável a aplicação em única
sessão. No caso da aplicação coletiva, as pessoas devem estar suficientemente separadas para evitar qualquer comunicação e o ambiente deve ser propício para a aplicação.

Para a aplicação são necessários a folha de resposta e lápis ou caneta azul ou preta. 

 

Normatização

As normas foram coletadas com 1.022 participantes, com idades variando entre 12 e 17 anos (M = 15,07; DP= 1,45 anos), sendo 671 (65,7%) sujeitos do sexo feminino. Os participantes eram provenientes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

 

 

Artigos Relacionados

 

Escala de bem-estar subjetivo escolar: elaboração de itens e estudos psicométricos

Link: https://mla.bs/5b6591d2

 

Habilidades sociais e suporte social em adolescentes usuários de maconha e não usuários de drogas

Link: https://mla.bs/2550953f

 

Indicadores de saúde mental em jovens: fatores de risco e de proteção

Link: https://mla.bs/e2e322e2

 

 

Autores

 

Makilin Nunes Baptista

Mestrado em Psicologia PUC (1997) e Doutorado pelo departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo (2001). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: depressão, suporte familiar, suicídio, adolescentes e estresse.

 

Hugo Ferrari Cardoso

Pós graduação em Psicologia com ênfase em avaliação psicológica (Mestrado/2010; Doutorado/2013 e Pós doutorado/2015) pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); membro da diretoria da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP - gestão 2016-2017) e participante do grupo de trabalho da ANPEPP.