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Descrição
A EPF-TDAH é uma escala específica para o TDAH, que abarca prejuízos funcionais considerados típicos e relevantes para a população em questão.
O objetivo principal desta escala é explorar os prejuízos funcionais relacionados ao transtorno que adultos possam experimentar em nove importantes áreas do seu cotidiano. São elas: Acadêmica, profissional, social, afetivo-sexual, doméstica, financeira, saúde, trânsito e risco legal, sendo as três primeiras listadas como critério D no DSM-5.
Público-Alvo
O instrumento é destinado à adultos entre 18 e 76 anos de idade, com diferentes níveis educacionais.
Contexto
Tem grande utilidade para os contextos clínico e de pesquisa, constituindo-se um recurso complementar para fins de diagnóstico, planejamento e acompanhamento do tratamento.
Aplicação
A aplicação da EPF-TDAH é prática e rápida. Demanda uma única sessão e o tempo aproximado é de 10 minutos para a sua realização. A aplicação pode ser individual ou coletiva dependendo do contexto e do objetivo.
Normatização
A amostra total para a base para os estudos psicométricos é composta de 1.637 indivíduos de ambos os sexos, com idades entre 18 e 76 anos e com diferentes níveis educacionais.
A amostra normativa é composta por 416 adultos, de ambos os sexos e com idades entre 18 e 76 anos (média de 31 anos; DP = 11,92).
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Autoras
Ana Paula Assis de Oliveira
Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016, 2011) e pós-graduação em Neuropsicologia pela Universidade FUMEC (2007). Atualmente é psicóloga com atuação em consultório particular. Tem experiência na áea de Psicologia e Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, avaliação neuropsicológica e psicologia clínica.
Elizabeth do Nascimento
Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000). Professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG(2014-2016). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validade de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência, personalidade, WAIS-III, psicometria, avaliação psicológica, envelhecimento. Recentemente tem se dedicado a temas em saúde ocupacional. É pesquisadora CNPq.