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Equipe Hogrefe

Em Frente: Intervenção em psicologia positiva para psicologia da saúde e hospitalar

Doralúcia Gil da Silva; Claudia Hofheinz Giacomoni
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978-65-89092-17-9

*80 páginas

 

CONFIRA O 1° CAPÍTULO GRATUITAMENTE

 

Frente: Intervenção em psicologia positiva para psicologia da saúde e hospitalar

O livro preencherá uma lacuna importante na psicologia brasileira, que é o desenvolvimento e avaliação de intervenções – psicologia baseada em evidências – no contexto da enfermaria pediátrica hospitalar. Para além da apresentação e descrição da intervenção, este livro traz fundamentação teórica consistente sobre a interlocução entre psicologia da saúde e psicologia positiva, apresentando elementos para sua compreensão e aplicação.

 

Sumário

 

Parte 1 – Psicologia da saúde e psicologia positiva: Intersecções teóricas

1. Psicologia da saúde, psicologia hospitalar ou psicologia da saúde no contexto hospitalar?

1.1. História e definições

1.2. Psicologia hospitalar

1.3. Psicologia da saúde

1.4. Psicologia da saúde no contexto hospitalar

2. Psicologia no hospital no Brasil: Teorias e práticas

3. Doenças crônicas e doenças agudas: Implicações para a prática psicológica

4. Importância da saúde baseada em evidências para a atuação da psicologia nos hospitais do SUS

5. Psicologia positiva: Contribuições para psicologia da saúde e hospitalar 

 

Parte 2 – Em Frente: Intervenção da psicologia positiva na prática hospitalar

6. Inter-relações teóricas: Prática baseada em evidências, intervenções na internação pediátrica e a psicologia positiva na saúde 

6.1. A prática baseada em evidências em psicologia 

6.2. Intervenções em psicologia positiva aplicadas à psicologia da saúde no hospital 

7. Protocolo da intervenção Em Frente 

7.1. Introdução da intervenção Em Frente 

7.2. Psicologia positiva no hospital: Uma nova prática para o psicólogo da saúde 

7.3. Intervenção Em Frente 

7.4. Protocolo Em Frente 

7.5. Descrição da intervenção Em Frente 

8. Intervenção Em Frente: Comprovando evidências e eficácia 

8.1. Evidências de validade interna e externa e de eficácia 

8.2. Validade interna e eficácia da intervenção 

8.3. Validade externa 

9. Instruções de aplicação da intervenção 

9.1. Recomendações iniciais 

9.2. Operacionalização 

9.3. Preparação prévia da psicóloga e do espaço físico do hospital 

9.4. Aplicação da intervenção 

9.5. Modalidade individual 

9.6. Modalidade de grupo 

9.7. Técnica 1 

9.8. ESTRATÉGIAS 

9.9 Técnica 2 

9.10. Técnica 3

9.11. Aplicabilidade 

Autoras:

 

Doralúcia Gil da Silva
Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação Psicológica. Atua como psicóloga hospitalar da linha materno-infantil no Hospital Escola da Universidade
Federal de Pelotas (HE/UFPEL) e é membro do Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva (NEPP/UFRGS) e da Associação Brasileira de Psicologia Positiva.


Claudia Hofheinz Giacomoni
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestra em Psicologia do Desenvolvimento e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com realização de período de estágio sanduíche na Universidade de
Yale. É professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e coordenadora do NEPP. É fundadora e atual presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+), membro da International Positive Psychology Association (IPPA), do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e do Grupo de Trabalho de Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.