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Cadastre-se agora.978-65-89092-17-9
*80 páginas
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Frente: Intervenção em psicologia positiva para psicologia da saúde e hospitalar
O livro preencherá uma lacuna importante na psicologia brasileira, que é o desenvolvimento e avaliação de intervenções – psicologia baseada em evidências – no contexto da enfermaria pediátrica hospitalar. Para além da apresentação e descrição da intervenção, este livro traz fundamentação teórica consistente sobre a interlocução entre psicologia da saúde e psicologia positiva, apresentando elementos para sua compreensão e aplicação.
Sumário
Parte 1 – Psicologia da saúde e psicologia positiva: Intersecções teóricas
1. Psicologia da saúde, psicologia hospitalar ou psicologia da saúde no contexto hospitalar?
1.1. História e definições
1.2. Psicologia hospitalar
1.3. Psicologia da saúde
1.4. Psicologia da saúde no contexto hospitalar
2. Psicologia no hospital no Brasil: Teorias e práticas
3. Doenças crônicas e doenças agudas: Implicações para a prática psicológica
4. Importância da saúde baseada em evidências para a atuação da psicologia nos hospitais do SUS
5. Psicologia positiva: Contribuições para psicologia da saúde e hospitalar
Parte 2 – Em Frente: Intervenção da psicologia positiva na prática hospitalar
6. Inter-relações teóricas: Prática baseada em evidências, intervenções na internação pediátrica e a psicologia positiva na saúde
6.1. A prática baseada em evidências em psicologia
6.2. Intervenções em psicologia positiva aplicadas à psicologia da saúde no hospital
7. Protocolo da intervenção Em Frente
7.1. Introdução da intervenção Em Frente
7.2. Psicologia positiva no hospital: Uma nova prática para o psicólogo da saúde
7.3. Intervenção Em Frente
7.4. Protocolo Em Frente
7.5. Descrição da intervenção Em Frente
8. Intervenção Em Frente: Comprovando evidências e eficácia
8.1. Evidências de validade interna e externa e de eficácia
8.2. Validade interna e eficácia da intervenção
8.3. Validade externa
9. Instruções de aplicação da intervenção
9.1. Recomendações iniciais
9.2. Operacionalização
9.3. Preparação prévia da psicóloga e do espaço físico do hospital
9.4. Aplicação da intervenção
9.5. Modalidade individual
9.6. Modalidade de grupo
9.7. Técnica 1
9.8. ESTRATÉGIAS
9.9 Técnica 2
9.10. Técnica 3
9.11. Aplicabilidade
Autoras:
Doralúcia Gil da Silva
Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação Psicológica. Atua como psicóloga hospitalar da linha materno-infantil no Hospital Escola da Universidade
Federal de Pelotas (HE/UFPEL) e é membro do Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva (NEPP/UFRGS) e da Associação Brasileira de Psicologia Positiva.
Claudia Hofheinz Giacomoni
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestra em Psicologia do Desenvolvimento e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com realização de período de estágio sanduíche na Universidade de
Yale. É professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e coordenadora do NEPP. É fundadora e atual presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+), membro da International Positive Psychology Association (IPPA), do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e do Grupo de Trabalho de Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.