X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?

DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL POS- PANDEMIA PERSPECTIVA E DESAFIOS NO CICLO VITAL

Irani Iracema de Lima Argimon, Fernanda Cirne Lima Weston, Dan Roger Pozza, Michele Klotz da Rosa
Ocultar subprodutos
Sinopse: No mundo todo, constantes e significativas mudanças têm gerado expressivas repercussões biopsicossociais sobre as populações. Presenciamos o mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo transformar-se em um mundo cada vez mais frágil, ansioso, não linear e incompreensível. Embora esses movimentos aconteçam no âmbito global, a forma que assumem e os seus reflexos sobre o desenvolvimento humano diferem de acordo com o contexto sócio-histórico-cultural em que se localiza o ser em desenvolvimento. Apesar disso, pela escassez de produções nacionais nos cursos de graduação no Brasil, infelizmente ainda se observa um estudo do desenvolvimento humano significativamente baseado na literatura produzida pelo norte global. Esta obra busca justamente sanar essa lacuna, localizando os processos sócio-históricosculturais vivenciados no Brasil nos últimos 20 anos e seus possíveis efeitos sobre o funcionamento e o desenvolvimento humanos. Abarcando todo o ciclo vital, desde a infância até a velhice, incluindo a terminalidade, discutem-se as repercussões da pandemia, os impactos da evolução tecnológica, os desafios decorrentes do rápido envelhecimento populacional, as questões de diversidade sexual e de gênero, o surgimento de novas drogas ilícitas, a construção de identidades e outras temáticas emergentes em diferentes contextos. Com a preciosa contribuição de participantes do grupo Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital, bem como de pesquisadores parceiros especialistas em cada uma das temáticas aqui tratadas, esperamos que esta obra, situada no contexto brasileiro atual, sirva como um guia para o estudo do desenvolvimento humano no âmbito nacional.

Sobre os organizadores

Irani Iracema de Lima Argimon


Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Toxicologia Aplicada, certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), e mestra em Educação e doutora em Psicologia Clínica pela PUCRS. Professora titular dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia e Gerontologia Biomédica da PUCRS. Sócia da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (Ibap), da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo), da FBTC e da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). Coordenadora do Grupo de Trabalho de Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e
Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da PUCRS. Pesquisadora Produtividade CNPq.

Fernanda Cirne Lima Weston


Enfermeira pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), especialista em Cuidados Paliativos e Terapia de Dor pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutoranda em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
(PUCRS). Atualmente é DSS Learning and Operations Specialist para a empresa Novocure.

Dan Roger Pozza


Psicólogo e publicitário pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com formação em Terapia de Esquemas pelo Núcleo de Terapias Cognitivas (NEAPC), mestre em Psicologia Clínica pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e doutorando em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS e do Programa de Doutorado Los retos de las Ciencias Sociales y Humanas en la sociedad del siglo XXI da Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir (UCV) pelo regime de cotutela internacional. Criador do jogo terapêutico “Detox Game: Caminhando nas trilhas da abstinência”. Atualmente atua como psicólogo clínico em consultório particular.

Michele Klotz da Rosa


Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), advogada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), especialista em Terapia CognitivoComportamental pela PUCRS, mestra em Gerontologia Biomédica pela PUCRS, doutoranda em Psicologia da PUCRS no Grupo de Estudos de Desenvolvimento de Carreira com foco na carreira de trabalhadores 50+. Membro efetivo da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB/SP, colaboradora e psicoterapeuta no Núcleo Longevidade do Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (Cefi) e colaboradora no Grupo de Pesquisa Avaliação e Intervenção no Ciclo Vital da  PUCRS.