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Descrição
O Denver II é utilizado no Brasil há mais de cinco décadas por pesquisadores e profissionais da área de saúde, entre eles, enfermeiros, fonoaudiólogos, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, devido à facilidade de aplicabilidade.
O breve tempo para sua execução e a idade de abrangência (entre zero e seis anos) tornou o instrumento elegível para uso na avaliação e vigilância do desenvolvimento de crianças brasileiras que frequentam creches, pré-escolas, unidades básicas de saúde, ambulatórios, hospitais, serviços especializados em distúrbios de desenvolvimento infantil, no ensino e na pesquisa.
O instrumento apresenta um formulário composto de 125 itens representados por tarefas organizadas em quatro áreas de desenvolvimento:
- Pessoal-Social, que compreende aspectos da socialização da criança;
- Motor Fino-Adaptativo, que inclui coordenação olho/mão;
- Motor Grosso, que diz respeito ao controle motor corporal;
- Linguagem, que envolve a capacidade de reconhecer, entender e usar a linguagem.
Público-Alvo
O material permite avaliar as crianças com desenvolvimento típico e atípico, na faixa etária de 0 a 6 anos, quanto ao seu progresso no desenvolvimento.
Este teste é de grande valor para a avaliação do desenvolvimento infantil na medida em que permite detectar as crianças assintomáticas com possíveis problemas. No entanto, não é um teste de QI, nem é um preditor definitivo da capacidade de adaptação ou intelectual.
Por ser um teste de triagem, destina-se apenas a alertar o examinador para a presença de um problema de desenvolvimento que necessite de uma investigação mais aprofundada.
Contexto
Profissionais que trabalham com desenvolvimento infantil.
Aplicação
Deve ser aplicado individualmente, com média de 20 minutos. Para a aplicação do Denver II, faz-se necessária a utilização do formulário do teste, do manual de treinamento e do kit de estímulos.
O formulário possui itens organizados por área de desenvolvimento. O manual de treinamento integra todas as orientações e informações para a administração do Denver II, com o objetivo de assegurar resultados fidedignos.
Imagens do material
Normatização
A amostra final de normatização foi composta por 2.096 crianças, sendo 1.031 do sexo masculino e 1.065 do sexo feminino. Destes, 1.457 eram provenientes de áreas urbanas. Um total de 366 crianças eram negras, 582 hispânicas, 1.130 brancas e 18 de outros grupos étnicos, como asiáticos, índios e outros.
Depoimentos
"Trata-se de um excelente teste de triagem para avaliar o desenvolvimento infantil e identificar possíveis atrasos. Além disso, ele ajuda a documentar e traçar estratégias para crianças que ja fazem intervenção precoce".
Paula Cardoso - Psicopedagoga especialista em desenvolvimento infantil
"É um excelente instrumento para orientar pais em relação aos marcos do desenvolvimento infantil e estratégias para estimulação".
Marilia Fritzen Morande e Tatiane Ponick - Terapeutas Ocupacionais: Espaço Confiance
"(...) No mesmo teste podemos acompanhar o ritmo de desenvolvimento, o que nos ajuda a perceber sua evolução... Identificamos precocemente sinais de atraso bem como em que área precisa de intervenção. Muitooo boom! Estou super feliz de aprender mais uma ferramenta!"
Janaynna Póvoas - Terapeuta Ocupacional
Padronização:
Ana Llonch Sabatés
Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem São José. Mestrado em Enfermagem Pediátrica pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora titular da Universidade Guarulhos.