ISBN 978-85-85439-26-2
* 232 páginas
Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória
Compêndio de testes neuropsicológicos: Atenção, funções executivas e memória é o resultado de mais de vinte anos de pesquisa e experiência clínica com o objetivo de construir um protocolo de avaliação neuropsicológica para pessoas em idade escolar até a terceira idade, o qual seja teoricamente fundamentado, clinicamente válido e, principalmente, econômico e versátil quanto à sua aplicação. Conteúdo inédito no Brasil, esta obra revisa os fundamentos psicométricos e cognitivos, as correlações estrutura-função e a aplicabilidade clínica dos testes e das tarefas neuropsicológicas, permitindo que estudantes avançados de graduação e de pós- graduação, bem como profissionais que não são familiarizados com a língua inglesa, mas que atuam na área de neuropsicologia, tenham acesso a informações que lhes facultem uma melhor fundamentação científica da sua prática.
Sumário
- Como driblar a ilusão dos números? O bom uso de testes neuropsicológicos
- Cem máximas da anamnese neuropsicológica
- Psicometria na neuropsicologia clínica
- Teste dos Nove Pinos
- Teste de Fluência Verbal
- Fluência de desenhos: teste dos Cinco Pontos
- Teste de Aprendizagem Auditivo-verbal de Rey
- Teste da Figura Complexa de Rey
- Tarefa de Alcance de Dígitos
- Tarefa de Cubos de Corsi
- Tarefa de Trigramas Consonantais
- Teste Stroop Victoria
- Teste de Trilhas
- Teste dos Cinco Dígitos
Depoimentos
"O livro apresenta um panorama sobre a avaliação neurpsicológica de forma clara e objetiva. Possui uma apresentação detalhada de vários instrumentos Neuropsicológicos. Vale a pena a compra".
Lidio
"Livro bem completo. Abordagem achei muito técnica porém compensa o investimento".
Organizadores
Annelise Júlio-Costa
Psicóloga formada pela UFMG e farmacêutica pela Universidade de Alfenas. Doutoranda e mestre em Neurociências pela UFMG. Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e membro da comissão científica da Associação Brasileira do Déficit de atenção (ABDA).
Ricardo Moura
psicólogo pela UFMG, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente e doutor em Neurociências pela mesma instituição. Pesquisador no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da UFMG.
Vitor Geraldi Haase
Médico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com residência em Neurolgia e Neuropediatria pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É professor titular do Departamento de Psicologia da UFMG, onde atua desde 1995, e coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da UFMG.
Acessar
Você ainda não tem uma conta?
Cadastre-se agora.