X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?

Como lidar com a fobia social

Katrin von Consbruch/Ulrich Stangier
Ocultar subprodutos

*112 páginas

ISBN  978-65-89092-69-8

 

Como lidar com a fobia social

Guia prático para pacientes, familiares e profissionais da saúde

 

Tradução de Karina Jannini
Revisão técnica de Pedro Rosa  

 

As pessoas com fobia social geralmente sofrem muito e, às vezes, são severamente restringidas na vida cotidiana por seus medos. Este guia fornece informações sobre o quadro clínico, as causas e as opções de tratamento para a fobia social. O procedimento da terapia cognitivo-comportamental, atualmente a abordagem de tratamento mais e­ficaz, é explicado passo a passo.

Pessoas com medos sociais exacerbados encontrarão neste livro inúmeras sugestões de autoajuda. Estudos de caso, exercícios e planilhas permitem que você aplique o que leu na vida cotidiana e, assim, aprenda um comportamento novo e autocon­fiante em situações sociais. Um capítulo dedicado ao tema da percepção consciente dos processos internos (atenção) e da aceitação das emoções analisa as atitudes que as pessoas afetadas podem tomar em relação a seus medos. Além disso, descreve como os medos sociais relacionados a situações estressantes do passado podem ser superados. O último capítulo resume as dicas mais importantes para os familiares lidarem com pessoas socialmente ansiosas e, ao final do livro, o leitor encontra fichas que o ajudam a entender suas emoções, além de indicações sobre onde obter ajuda.

 

Sumário


1 Fobia social: o que é isso?
2 Como surge a ansiedade social e por que ela não desaparece sozinha?
3 O que se pode fazer a respeito?
4 O que os familiares podem fazer?

 

Autores:

 

Dra. Katrin von Consbruch (1978-)

Desde 2019 é diretora clínica do centro de formação do serviço ambulatorial e da clínica de psicoterapia da Universidade Técnica de Dresden.

 

Prof. Dr. Ulrich Stangier (1958-)

Desde 2008 é titular da cátedra de Psicologia Clínica e Psicoterapia na Universidade de Frankfurt, onde também dirige o ambulatório de terapia comportamental e o programa de formação em Psicoterapia Psicológica.