X fechar
Deseja falar com um de nossos atendentes?
Importante: Atualização na Plataforma e Acesso aos Pedidos

Estamos passando por uma atualização técnica para melhorar ainda mais sua experiência de compra. Durante esse período, os pedidos e vendas realizados entre 07/11/2024 e 27/03/2025 não estarão acessíveis diretamente na plataforma.

Mas não se preocupe! Caso precise de qualquer informação sobre seus pedidos desse período, nossa equipe de suporte está pronta para ajudar. Basta entrar em contato que teremos o maior prazer em atender você.

Agradecemos sua compreensão e seguimos à disposição!

Equipe Hogrefe

Fundamentos, planejamento e aplicações

Avaliação em Orientação Profissional e de Carreira

Rodolfo A. M. Ambiel, Thaline da Cunha Moreira, Leonardo de Oliveira Barros
Ocultar subprodutos

Descrição:

"A Orientação Profissional e de Carreira (OPC) desde os seus primórdios foi associada à avaliação psicológica, inicialmente como sinônimo de aplicação de testes para indicar um curso e/ou pro­ ssão ao indivíduo. No entanto, com o desenvolvimento global e tecnológico, a OPC passou a ser um processo amplo, com o intuito de auxiliar as pessoas em suas tomadas de decisão sobre suas carreiras. A partir disso, a avaliação psicológica passou a ser mais uma das etapas da OPC e não a principal. Ao longo dos capítulos, esta obra busca elucidar como a avaliação psicológica pode ser realizada nos processos de OPC, apresentando inicialmente os fundamentos teóricos e técnicos para a realização da avaliação psicológica em OPC, passando ao enfoque de como ocorre seu planejamento e as possibilidades de aplicação, considerando diferentes contextos e demandas. O texto também apresenta algumas técnicas, instrumentos e ferramentas que podem ser utilizados ao longo do processo. Avaliação em Orientação Pro­ ssional e de Carreira é um livro direcionado aos pro­ ssionais que atuam na área de OPC, sobretudo os psicólogos responsáveis pela avaliação. Podem sebene­ficiar também estudantes de graduação, alunos de mestrado, doutorado e especializações. A obra busca contribuir para uma melhor compreensão da avaliação psicológica em OPC, de forma que possa subsidiar as tomadas de decisão dos orientadores, bem como o planejamento e a condução da avaliação em OPC."

“Este livro chega às mãos dos leitores quase em contracorrente, ou seja, tem a sensatez de situar o objeto de estudo da avaliação em orientação pro­fissional e de carreira na perspectiva da psicologia. E não cai na tentação de situar “a medida” na avaliação psicológica exclusivamente no nível da conceitualização e análise da medida dos atributos humanos [...] A obra fornece material que permite ao leitor um melhor entendimento da evolução da ciência psicológica, em especial no domínio da avaliação da orientação pro­ ssional e de carreira, e evidencia que, hoje, abordar a perspectiva da medida não signi­ ca somente fazer referências a procedimentos estatístico-matemáticos, mas antes privilegiar a compreensão, a análise e a interpretação dedados coletados por meio da utilização de técnicas de medida. [...]

O aspecto determinante que perpassa o livro tem a ver com a interpretação da avaliação que decorre da habilidade (quase que me atreveria a apontar outra designação: sabedoria) do psicólogo para circular e se mover entre as duas margens: a importância doraciocínio lógico-matemático e a interpretação de dados concretos.  [...] Em síntese, parece, em termos práticos, haver concordância entre os autores dos capítulos quantoaos objetivos da avaliação: a aquisição de informação, a descrição das observações e a predição — resultado empírico como amostra de resultados possíveis. E parece também haver concordância quanto àquilo que a avaliação psicológica em OPC pressupõe: 1. a existência de processos de medição (a de­ nição conceitual e operacional da variável psicológica); 2. o plano de experiência (a amostragem de indivíduos e de situações); 3. a estandardização (uniformidade das condições de observação); 4. a descrição das medidas (utilização de um modelo estatístico-matemático); 5. o processo de validação (a repetibilidade e/ou a replicabilidade); 6. a generalização das medidas (variação aleatória e estimativa probabilística); e só depois a interpretação do resultado individual.  [...]

Organizadores:


Rodolfo A. M. Ambiel

Psicólogo e doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUC-Campinas. Bolsista de Produtividade do CNPq.



Thaline da Cunha Moreira

Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco. Atualmente é bolsista de pós-doutorado júnior – CNPq na PUCRS.



Leonardo de Oliveira Barros

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Editor-chefe da Revista Brasileira de Orientação Profi ssional (RBOP).