Acessar
Você ainda não tem uma conta?
Cadastre-se agora.ISBN: 978-85-85439-51-4
* 299 páginas
Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de início precoce, curso crônico e caracterizado principalmente por desvio qualitativo no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados. O rastreamento na primeira infância é fundamental, pois o atendimento adequado leva à diminuição dos riscos e aumenta as chances de melhor prognóstico. A variabilidade na apresentação clínica do TEA é ampla, impactando em maior ou menor grau diversas áreas do desenvolvimento.
Compreender essa variabilidade é um dos principais desafios para o diagnóstico do TEA, portanto é fundamental preparar os profissionais da saúde para identificação e avaliação dos seus sinais e sintomas dos aspectos do desenvolvimento e do funcionamento familiar.
Atento à importância do tema, este livro traz textos atualizados e adequados à realidade brasileira, escrito por grandes especialistas em TEA, para auxiliar na formação e no aprimoramento da prática de profissionais interessados no psicodiagnóstico e na avaliação neuropsicológica do TEA.
Sumário
Parte I.
1. Conceituação do Transtorno do Espectro Autista: definição e epidemiologia.
2. Perfil cognitivo e comportamental do Transtorno do Espectro Autista.
3. Psicodiagnóstico em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.
4. A prática de supervisão em avaliação psicológica em casos de suspeita de Transtorno do Espectro Autista.
Parte II.
5. Avaliação sociocomunicativa nos casos de suspeita de autismo: diretrizes para a hora lúdica diagnóstica.
6. Linguagem compreensiva, expressiva e pragmática no Transtorno do Espectro Autista.
7. Cognição social no Transtorno do Espectro Autista.
8. Funcionamento adaptativo no Transtorno do Espectro Autista: conceito e formas de avaliação.
9. Avaliação da inteligência em crianças com Transtorno do Espectro Autista.
10. Funções neuropsicológicas em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.
11. Funções executivas: definição do construto, principais alterações no Transtorno do Espectro Autista e instrumentos de avaliação no contexto nacional.
12. Funções sensório-motoras em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista.
Parte III.
13. Escolha dos instrumentos e técnicas de avaliação para Transtorno do Espectro Autista na Unidade de Referência Dr. Marcos Tomanik Mercadante (CAIS/Santa Casa-SP).
14. A escolha de instrumentos de avaliação multiprofissional para o ambulatório do Programa do Transtorno do Espectro Autista (Hospital das Clínicas, São Paulo).
15. Avaliação diagnóstica para Transtorno do Espectro Autista: uma discussão de caso clínico.
16. Relato de caso clínico: avaliação psicológica compreensiva de um adolescente com autismo.
17. Relato de caso clínico: o processo de elaboração parental do diagnóstico de autismo.
Depoimentos
"Trabalha com avaliação e atende crianças no TEA? Não tem melhor indicação. A Editora Hogrefe reuniu autores e pesquisas de ponto para expor neste livro. Obrigada a essa editora que vem presentando com obras fantásticas".
Joana Barroso - Psicóloga
"... é um dos meus preferidos pois tem muito conteúdo atualizado que ajuda na prática neuropsicológica do autismo".
Fernanda Mariotti - Neuropsicóloga
"Funcionamento adaptativo no Transtorno do Espectro Autista: conceito e formas de avaliação. Vale a pena a leitura. Livro excelente".
Gleidimar Magalhães Campos - Psicóloga
"Pensa naquele livro indispensável para uma boa avaliação de Autismo!
Esse tem sido um dos meus companheiros na hora de planejar a avaliação e elaborar o relatório".
Larissa B Cossalter - Psicóloga
Organizadoras
Cleonice Alves Bosa
Professora associada e psicóloga clínica do programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS e doutora em Psicologia pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres (Reino Unido). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Transtornos do Desenvolvimento (NIEPED) e do Centro Multidisciplinar de Avaliação em Autismo (CEMA), da UFRGS. Atua como docente nos diferentes níveis de ensino.
Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Professora do programa de pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do curso de Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da mesma instituição. Psicóloga pela Universidade de Havana, mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Saúde pela UFSC. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Especialista em análise do comportamento, avaliação e intervenção de psicopatologias na infância e adolescência, com ênfase em autismo, deficiência intelectual e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade/Impulsividade.
Confira o vídeo de uma das organizadoras, a psicóloga Cleonice Bosa, sobre o livro: