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ISBN: 9786550721565Descrição A intervenção precoce comportamental naturalista é um modelo extremamente atual e eficaz para crianças com transtornos do desenvolvimento. Desenvolvido por meio do trabalho com inúmeras crianças e famílias, este manual apresenta o modelo JASPER, que é centrado na construção e no desenvolvimento das habilidades sociais e lúdicas para favorecer o desenvolvimento global da criança por intermédio da evolução da atenção compartilhada, do engajamento e do brincar. O conteúdo teórico, bem como os relatos e os exercícios apresentados neste manual, levará você a compreender esse modelo, que faz parte das intervenções naturalísticas desenvolvimentistas comportamentais e que é baseado em evidências científicas.Prefácio Em meus primeiros anos como professora de bebês e crianças pequenas com deficiências, conheci uma menina com um conjunto perturbador de sintomas que hoje reconheço ser o transtorno do espectro autista (TEA). Na época, estávamos confusas com a inconsistência de suas habilidades e sua falta de interesse por nós. Por que ela parecia aprender algo novo em um dia e depois não demonstrava mais essa habilidade? E o mais confuso para nós era que ela não estava interessada em brincar com brinquedos ou se envolver com outras pessoas. Estávamos em 1982. Agora, como pesquisadora de autismo e professora de Desenvolvimento Humano e Psicologia e Psiquiatria na Uni[1]versidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), passei minha carreira aprendendo sobre as principais características do autismo e oferecendo intervenções para elas. Sempre me lembro dessa menina, da nossa falta de conhecimento na época e de como estávamos despreparadas para ajudá-la e a sua família. Felizmente, grande parte do cenário mudou desde aqueles primeiros dias de intervenção para crianças com autismo. Sumário Prefácio à edição brasileira 9Prefácio 11PARTE I – INTRODUÇÃO AO JASPER 171. O que é o JASPER? 192. Principais 31PARTE II – ESTABELECENDO METAS 553. Aplicação da SPACE 574. Identificando habilidades dominadas e metas 87PARTE III – PREPARANDO A SESSÃO 995. Introdução às rotinas JASPER 1016. Preparando as rotinas JASPER 1177. Preparando o ambiente JASPER 1358. Estabelecendo os alicerces para o engajamento e a regulação 151PARTE IV – JOGO 1739. Imitando e modelando atos lúdicos 17510. Estabelecendo a base 18911. Expandindo as rotinas 201PARTE V – COMUNICAÇÃO 22512. Estratégias de comunicação 22713. Programação para gestos e linguagem 24114. Incorporando um dispositivo gerador de fala 265
Descrição A nomeação de estímulos alternados é definida como a habilidade de nomear, o mais rápido possível, estímulos de diferentes categorias semântica que estão visualmente apresentados os integrando com suas representações verbais e fonológicas. Este tipo de tarefa indica quão rápido se dá a integração de processos visuais linguísticos, atencionais e executivos, fornecendo então uma das medidas mais sensíveis para diferenciação entre bons e maus leitores. O Teste de Nomeação de Estímulos Alternados NOMEA visa estimar a habilidade do examinando em ver estímulos visuais de diferentes categorias semânticas e nomeá-los de forma seriada, acurada e rápida. Assim, o NOMEA apresenta uma medida relevante para a identificação precoce de riscos de dificuldades em leitura e aprendizado em crianças, bem como para avaliar processos vinculados à fluência de nomeação e de leitura, assim possibilitando o uso como instrumento diagnóstico. É um teste individual dividido em 3 subtestes - NOMEA-CO (cores e objetos), NOMEA-LN (letras e números) e NOMEA-LNC (letras, números e cores) – com 10 estímulos de treino e 50 estímulos de teste em cada, sua aplicação não possui limite de tempo, mas em geral dura em torno de 10 minutos. É adequado para crianças de ambos os sexos, entre 6 e 14 anos de idade, estudantes de escola pública ou privada. Recomenda-se que sua aplicação seja realizada em uma única sessão com ambiente propício, ou seja, com privacidade, iluminação e níveis sonoros adequados. É um teste multidisciplinar que pode ser aplicado por profissionais da saúde ou da educaçãoObjetivo O Teste de Nomeação de Estímulos Alternados (NOMEA) visa avaliar a capacidade do indivíduo de reconhecer e nomear com precisão e rapidez símbolos visuais de categorias semânticas distintas. Essa habilidade é crucial para a detecção precoce de possíveis dificuldades de leitura em crianças, além de fornecer insights sobre os processos subjacentes à fluência de nomeação e leitura, que são componentes essenciais do sistema de recuperação de palavras. Além disso, o NOMEA também pode ser utilizado como uma ferramenta de diagnóstico. O teste é composto por três subtestes distintos: nomeação de cores e objetos, nomeação de letras e números, e nomeação de letras, números e cores em conjunto. Público-alvo O instrumento é destinado a crianças e adolescentes entre os 6 e 14 anos de idade, de ambos os sexos, estudantes de escolas públicas ou particulares. Amostra A amostra brasileira foi composta por crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos, com 54,4% de meninos e 45,6% de meninas. A maioria dos participantes estava no Ensino Fundamental I (84,1%), enquanto 15,9% estavam no Ensino Fundamental II. Quanto ao tipo de escola, a maioria dos participantes frequentava escolas particulares (84%), com 16% provenientes de escolas públicas.Validade Para obtenção de evidências de validade, são apresentados estudos de validade convergente. A validade convergente foi estabelecida a partir da análise de correlações entre as medidas de inteligência, linguagem oral, leitura, escrita e velocidade de processamento. Correlações com teste de inteligência variaram cerca de 0,3, com testes de linguagem de 0,24 a 0,81, testes de leitura de 0,12 a 0,54, testes de escrita de 0,25 a 0,51 e velocidade de processamento de 0,14 a 0,64.Administração O NOMEA é um instrumento de desempenho e deve ser administrado individualmente. Não há limite de tempo de aplicação, mas leva em média 10 minutos para ser concluído. Recomenda-se que seja administrado em uma única sessão, em um ambiente com privacidade, iluminação e luminosidade adequados, onde a criança se sinta confortável para realizar as tarefas. Contextos e propósitos O NOMEA pode ser utilizado em contextos educacionais e clínicos, na detecção de déficits primários na leitura e escrita através de tarefas que envolvam maior complexidade cognitiva e exijam maior controle executivo do avaliando. Normas As normas do NOMEA são apresentadas em percentil para a amostra completa, fornecendo escores tanto para o tempo de nomeação quanto para o número de erros. A pontuação do teste é calculada manualmente.
Descrição: O Inventário Dimensional Clínico da Personalidade 2 (IDCP-2) é uma ferramenta de ponta para a avaliação de traços patológicos de personalidade. Desenvolvido com base na teoria de Theodore Millon, o IDCP-2 está em conformidade com os critérios diagnósticos do DSM-IV-TR e DSM-5, além de incorporar abordagens contemporâneas como o PID-5 e o SWAP-200. O IDCP-2 se destaca por sua estrutura composta por 210 itens organizados em 12 dimensões, permitindo uma análise minuciosa e personalizada da personalidade. Os itens são avaliados por meio de uma escala Likert de quatro pontos, abrangendo dimensões como Dependência e Agressividade, que foram definidas empiricamente, possibilitando a criação de subperfis para avaliações mais precisas e detalhadas. O manual do inventário enfatiza a importância de os profissionais considerarem o conjunto completo das doze dimensões para alcançar uma compreensão abrangente da personalidade. Além disso, o IDCP-2 conta com uma versão reduzida com 15 itens, denominada IDCP-triagem, projetada para a detecção inicial de possíveis transtornos de personalidade. Público-alvo: Adultos de 18 a 70 anos, incluindo população geral e pessoas com condições psiquiátricas. Aplicação: Individual, coletiva ou informatizada. Correção: Completamente informatizada. Data de Aprovação: 23/09/2017Prazo de Normatização: Até 23/09/2032Prazo de Validade dos Estudos: Até 23/09/2037
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