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WMT-2 (Coleção)



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Características

Autores: Anton Formann/ Karin Waldherr/ Karl Piswanger


WMT-2

Teste de Matrizes de Viena

O Teste Matrizes de Viena é um instrumento de avaliação de inteligência geral composta por 18 problemas de raciocínio matricial, cada qual com oito opções de resposta, sendo apenas uma a correta. O indivíduo submetido ao teste deve escolher a resposta que considera mais apropriada em cada problema, atingindo uma pontuação final que informa o seu nível intelectual global.

Dados Psicométricos: As propriedades psicométricas da versão brasileira do WMT foram analisadas através do modelo psicométrico clássico (incluindo medidas de fidedignidade, validade de construto e critério) e da análise de itens de acordo com a Teoria de Resposta ao Item.

Dados Normativos: Participaram do estudo 1812 adolescentes e adultos: Belo Horizonte/MG (n=856, 47,2%), Lavras/MG (n=492, 27,2%), Porto Alegre/RS (n=22, 1,2%), São Paulo/SP (n=68, 3,8%), Salvador/BA (n = 117, 6,5%), Goiânia/GO (n = 58, 3,2%), Buritis/RO (n = 121, 6,7%), Brasília (n = 51, 2,8%) e Rio de Janeiro (n = 27, 1,5%).

Síntese das Normas de Interpretação:  As normas de interpretação dos resultados foram obtidas através da transformação da habilidade (teta ou escore z) calculada pela TRI e transformada em escores padronizados. Os escores estão apresentados para conversão nas escalas de QI de desvio, estaninos, escore T e percentis.


Material (Coleção):

01 Manual;

02 Cadernos de aplicação (reutilizáveis);  

25 Folhas de respostas.


População: O instrumento é destinado à indivíduos de 14 a 69 anos de idade.

Aplicação: Individual ou coletiva.

Tempo de aplicação: dois formatos de aplicação. Um com o limite de tempo de 30 minutos e outro com tempo livre (cujo tempo médio varia de 30 a 35 minutos).

Contexto recomendado: Clínico, Organizacional e Trânsito.


Padronizadores

Leandro Malloy-Diniz

Psicólogo formado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG. Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Atualmente é Professor Adjunto (40 horas sem dedicação exclusiva) do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na FM-UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia nos biênios 2012-2013 e 2013-2015. É membro fundador e atual presidente da Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual. É membro da International Neuropsychological Society na qual integra o Consulting Board of Editors do Journal of the International Neuropsychological Society. É Editor Associado das revistas Frontiers in Psychopatology e Revista Brasileira de Psiquiatria. É Editor de Área da Revista Clinical Neuropsychiatry.

Carlos Guilherme M. F. Schlottfeldt

Psicólogo formado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG. Atualmente é professor e coordenador do curso de Graduação em Psicologia da Faculdade do Futuro e, também, professor de graduação em psicologia da Faculdade Pitágoras. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicometria, Diferenças Individuais e Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: memória operacional, inteligência e processos cognitivos básicos.


* Material restrito à psicólogos.

 

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