barra-menu

 

Início > Livros > Subjetividade e Aprendizagem: Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural
Subjetividade e Aprendizagem: Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural



clique na imagem para ampliar
 


Disponibilidade para envio: Imediata
R$ 75,00




Quer saber o valor do frete?
Entre com seu CEP    
   

Não era o que você procurava?
Envie-nos uma mensagem.

Gostou do produto?
Clique aqui e indique este produto para um amigo.
 
 
Características

BAIXE AQUI O 1º CAPÍTULO GRATUITO


Autoras: Marjorie Cristina Rocha da Silva/ Marisa Irene Siqueira Castanho (Orgs.)


Subjetividade e Aprendizagem

Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural


As análises das perspectivas do sujeito e da subjetividade constituem-se em um desafio para os profissionais da educação que se propõem a compreender as múltiplas determinações que configuram a maneira particular dos indivíduos produzirem sentidos frente à realidade vivida. 

Neste livro, apresentam-se textos teóricos e análises de situações de aprendizagem em diferentes  contextos, nas perspectivas teóricas da psicanálise e da psicologia histórico-cultural. Desse modo, são oferecidos subsídios para uma releitura de processos de escolarização de crianças e jovens, de formação dos educadores, de atuação profissional, em que as configurações das subjetividades individuais não se desvinculam dos contextos sociais e culturais e das relações interpessoais em que são produzidas.

Os autores procuram apresentar os fundamentos teóricos que levam à compreensão do sujeito como um ser em desenvolvimento e como parte integrante de processos educacionais, o que acaba por gerar diversas repercussões afetivo-emocionais e cognitivas, ampliando o olhar para o sujeito e a psique humana integrados nos processos produtivos que emanam da amálgama entre o individual e social na constituição das subjetividades.


Sumário

1. Escuta da subjetividade: amadurecimento emocional e os processos de aprendizagem

2. Escuta psicanalítica e inclusão escolar: as dificuldades de aprendizagem, a família e os sentimentos das crianças

3. O aprendiz aprisionado: uma compreensão psicanalítica sobre o fracasso escolar

4. Aprendizagens na experiência clínica: as dobras do sintoma

5. Avanços conceituais na aprendizagem de Ciências Naturais na educação infantil: uma análise histórico cultural

6. Brincadeira na educação infantil: considerações sobre aprendizagem e desenvolvimento

7. Identificações ocupacionais de adolescentes trabalhadores em uma universidade pública

8. Trabalho, sofrimento e subjetividade: sentidos produzidos por alunas de cursos superiores noturnos

9. Trabalho sofrido notas sobre a experiência emocional de professoras

10. A escuta do sofrimento psíquico em professores: desafios para a avaliação e a intervenção no campo da psicologia da educação

11. Novas aprendizagens em processos de reestruturação corporativa: a dimensão subjetiva na gestão do conhecimento

 

Autoras

Marjorie Cristina Rocha da Silva

Graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente e pesquisadora do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia Educacional, do Centro Universitário Fieo – UNIFIEO

Marisa Irene Siqueira Castanho

Graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, pós-graduação em Educação pela Universidade Nove de Julho. Docente e pesquisadora do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia Educacional, da UNIFIEO. 


ISBN:  978-85-85439-24-8 * 320 páginas 


 

Produtos Relacionados


 

Aceitamos todos os cartões de créditos e transferências bancárias. 

 
A VENDA DE TESTES PSICOLÓGICOS É RESTRITA À PSICÓLOGOS CONFORME LEI 4.119